Já são 171 profissionais da saúde que saíram de Cuba para participar do programa Mais Médicos em Santa Catarina. Nessa semana, 114 chegaram ao estado e recebem orientações sobre o funcionamento dos órgãos de saúde. Eles irão atuar em 92 municípios. Ao todo, quatro mil cubanos vem para o Brasil.
A partir do dia 11 de novembro abrem as inscrições para que mais cidades possam requisitar profissionais cubanos. O próximo grupo deve chegar em Janeiro de 2014.
Polêmicas
A vinda de cubanos para Blumenau havia sido barrada por um decreto do prefeito Napoleão Bernardes (PSDB). Com isso a cidade foi suspensa do programa pelo Ministério da Saúde, que não permitia nem a vinda dos médicos brasileiros para a cidade. Para ser reintegrado ao programa, o decreto foi revogado.
Outra polêmica é a do salário de R$ 10 mil, que disso apenas uma pequena parte do salário fica para o trabalhador. Uma parte maior para a família e o restante para o regime de Fidel Castro. Não faltaram críticas ao governo federal sobre a “terceirização” de uma responsabilidade do estado.