Santa Catarina recebe 114 médicos cubanos

Já são 171 profissionais da saúde que saíram de Cuba para participar do programa Mais Médicos em Santa Catarina. Nessa semana, 114 chegaram ao estado e recebem orientações sobre o funcionamento dos órgãos de saúde. Eles irão atuar em 92 municípios. Ao todo, quatro mil cubanos vem para o Brasil.

A partir do dia 11 de novembro abrem as inscrições para que mais cidades possam requisitar profissionais cubanos. O próximo grupo deve chegar em Janeiro de 2014.

Polêmicas

A vinda de cubanos para Blumenau havia sido barrada por um decreto do prefeito Napoleão Bernardes (PSDB). Com isso a cidade foi suspensa do programa pelo Ministério da Saúde, que não permitia nem a vinda dos médicos brasileiros para a cidade. Para ser reintegrado ao programa, o decreto foi revogado.

Outra polêmica é a do salário de R$ 10 mil, que disso apenas uma pequena parte do salário fica para o trabalhador. Uma parte maior para a família e o restante para o regime de Fidel Castro. Não faltaram críticas ao governo federal sobre a “terceirização” de uma responsabilidade do estado.

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome