Santa Catarina chega a quatro casos confirmados de coronavírus

O Governo de Santa Catarina confirmou na manhã deste sábado (14) mais dois casos de coronavírus, ambos pacientes que estiveram no exterior. O estado segue em situação de perigo iminente, nível 2 em ranqueamento do Ministério da Saúde.

Os dois novos casos são de Rancho Queimado, na Grande Florianópolis, um homem e uma mulher estiveram no exterior e no retorno manifestaram os sintomas. De acordo com o relatório divulgado pelo Ministério da Saúde neste sábado, Santa Catarina agora tem 85 casos suspeitos, 5 confirmados e 39 descartados.

O governo colocou em prática o Plano Estadual de Proteção e Defesa Civil, com a convocação do Grupo Estadual de Ações Coordenadas (GRAC). Os trabalhos estão sendo realizados no Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CIGERD), em Florianópolis. O objetivo é integrar forças e serviços.

“O Estado tem um plano de contingência para todas as situações, temos inclusive condições de fechar todos os acessos ao Estado em poucas horas se for preciso. O importante agora é não entrar em pânico e que as pessoas, ao apresentarem os sintomas, busquem as unidades básicas de saúde que farão o direcionamento.”, destacou o governador Carlos Moisés.

Além disso, desde o dia 9 de março o Estado instituiu um Comitê de Operações em Emergência de Saúde (Coes) para monitoramento da situação. O núcleo elaborou documentos com diretrizes que serão repassadas aos municípios.

Governador Carlos Moisés fala sobre o Covid-19 durante coletiva - foto de Clovia Perozin / SDE
Governador Carlos Moisés fala sobre o Covid-19 durante coletiva – foto de Clovia Perozin / SDE

Se você tiver febre, tosse ou dificuldade de respirar, evite locais com muita gente, ligue 136 ou procure uma unidade de saúde.

Medidas de Prevenção

  • Lavar as mãos com água e sabão com frequência;
  • Evitar tocar os olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes;
  • Ficar em casa quando estiver doente;
  • Cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome