Samae reajusta tarifas de água em 6,58% para 2015

Museu da água (Jaime Batista)
Museu da água (Jaime Batista)

Os blumenauenses vão pagar mais caro na conta de água a partir de 1º de janeiro. O reajuste do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) foi de 6,58% e será aplicado sobre as tarifas de serviço, e não sobre o volume de água consumido.

De acordo com a Agência Intermunicipal de Regulação, Controle Fiscalização de Serviços Públicos Municipais do Médio Vale do Itajaí (Agir), o reajuste permitido é menor do que o solicitado inicialmente pelo Samae, que era de 6,67%, e tem como base o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Energia também sobe em Janeiro

Começa a vigorar em janeiro o sistema de bandeiras tarifárias. Por exemplo, se for um mês com poucas chuvas, os reservatórios das hidrelétricas estarão mais baixos. Por isso, será necessário usar mais energia gerada por termelétricas, que têm preços mais altos.

Com a bandeira amarela, é sinal de atenção, pois os custos de geração estão aumentando. Nesse caso, a tarifa de energia terá acréscimo de R$ 1,50 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. A bandeira vermelha indica que o custo de geração naquele mês está mais alto, com maior acionamento de termelétricas, havendo necessidade de adicional de R$ 3 a cada 100 kWh.

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome