Início Geral Samae espera estabilizar captação de água com novos investimentos

Samae espera estabilizar captação de água com novos investimentos

Em uma semana com falta d’água em diversos pontos de Blumenau por problemas na captação do Rio Itajaí-Açu, o Samae deu boas notícias para o próximo ano. O serviço deve fazer investimentos para estabilizar captação e tratamento de água.

Com recursos do banco Fonplata, serão realizadas obras para novos sistemas de adução, captação e tratamento de água. O novo empreendimento inclui a ampliação da adução e captação de água bruta do Rio Itajaí-açu, assim como da Estação de Tratamento de Água II (ETA II), aumentando a capacidade total de produção em 40%.

A captação de água bruta atualmente é realizada  dentro da Usina do Salto e o novo sistema será instalado às margens do Rio Itajaí-Açú, porém mais próximo à ETA II. A obra também contemplará um sistema de pré-filtragem e desarenação, possibilitando a retenção de partículas para reduzir o índice de turbidez da água.

Já a nova Estação de Tratamento de Água vai dobrar a capacidade de tratamento. Esse incremento atenderá a demanda total de consumo da população atendida pela ETA II em momentos onde houver a necessidade da redução da vazão de tratamento devido aos altos índices de turbidez do Rio Itajaí-açu como nos últimos dias.

Estação de Tratamento de Água (ETA II) – foto de Edson Marcio Mota

Um novo reservatório com capacidade de armazenar 10 milhões de litros de água tratada, também será construído junto à ETA II, proporcionando regularidade no abastecimento e minimizando os eventos de intermitência no fornecimento.

“Todas as estações de tratamento serão beneficiadas com investimentos em modernização e manutenção nos próximos anos. A ETA II é responsável por abastecer 70% do município e foi construída há 50 anos. Por isso, existe a necessidade urgente de grandes intervenções e investimentos”, afirmou o presidente do Samae, Michael Schneider.

Serão investidos 26 milhões de dólares no sistema. A previsão da licitação para Ampliação e Captação de água bruta é até março de 2023 e da ETA II para julho.

Sair da versão mobile