quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024
23.2 C
Blumenau

Samae espera estabilizar captação de água com novos investimentos

Em uma semana com falta d’água em diversos pontos de Blumenau por problemas na captação do Rio Itajaí-Açu, o Samae deu boas notícias para o próximo ano. O serviço deve fazer investimentos para estabilizar captação e tratamento de água.

Com recursos do banco Fonplata, serão realizadas obras para novos sistemas de adução, captação e tratamento de água. O novo empreendimento inclui a ampliação da adução e captação de água bruta do Rio Itajaí-açu, assim como da Estação de Tratamento de Água II (ETA II), aumentando a capacidade total de produção em 40%.

A captação de água bruta atualmente é realizada  dentro da Usina do Salto e o novo sistema será instalado às margens do Rio Itajaí-Açú, porém mais próximo à ETA II. A obra também contemplará um sistema de pré-filtragem e desarenação, possibilitando a retenção de partículas para reduzir o índice de turbidez da água.

Já a nova Estação de Tratamento de Água vai dobrar a capacidade de tratamento. Esse incremento atenderá a demanda total de consumo da população atendida pela ETA II em momentos onde houver a necessidade da redução da vazão de tratamento devido aos altos índices de turbidez do Rio Itajaí-açu como nos últimos dias.

Estação de Tratamento de Água (ETA II) - foto de Edson Marcio Mota
Estação de Tratamento de Água (ETA II) – foto de Edson Marcio Mota

Um novo reservatório com capacidade de armazenar 10 milhões de litros de água tratada, também será construído junto à ETA II, proporcionando regularidade no abastecimento e minimizando os eventos de intermitência no fornecimento.

“Todas as estações de tratamento serão beneficiadas com investimentos em modernização e manutenção nos próximos anos. A ETA II é responsável por abastecer 70% do município e foi construída há 50 anos. Por isso, existe a necessidade urgente de grandes intervenções e investimentos”, afirmou o presidente do Samae, Michael Schneider.

Serão investidos 26 milhões de dólares no sistema. A previsão da licitação para Ampliação e Captação de água bruta é até março de 2023 e da ETA II para julho.

Redação
Redação
Acompanhe nosso trabalho diariamente.
+ notícias

Últimas notícias

- publicidade -

Mais lidas