segunda-feira, 17 de junho de 2024
22.5 C
Blumenau

Saiba tudo sobre o Réveillon em Blumenau

Após dois anos de hiato sem espetáculo musical na virada, a Secretaria de Turismo e Lazer de Blumenau e Parque Vila Germânica voltam a promover um grande evento com show nacional, que marcará a chegada de 2023.

Marcos e Belutti, criadores dos sucessos “Domingo de Manhã” e “Aquele 1%”, se apresentarão em um grande palco montado em frente à Prefeitura. A Banda Malibu abre o Réveillon, às 20h, e logo depois, às 22h45 teremos a benção ecumênica e por volta das 23h30, será a vez da dupla sertaneja se apresentar ao público.

“Será com toda certeza um grande espetáculo para blumenauenses e turistas. Preparamos com muito carinho este evento de Réveillon, para que toda a família possa vivenciar este momento especial em nossa cidade”, destaca o prefeito Mário Hildebrandt.

Dupla Marcos e Belutti - foto de Lucas Nascimento
Dupla Marcos e Belutti – foto de Lucas Nascimento

Além do show nacional, o Réveillon de Blumenau terá um grande espetáculo com a tradicional queima de fogos. Como em anos anteriores, o lançamento dos fogos será feito em três pontos: a Prainha, Ponte de Ferro e o Museu da Água.

“Serão sete minutos de queima de fogos de baixo ruído, garantindo mais tranquilidade e conforto aos visitantes e moradores da região central, inclusive animais e pessoas com deficiência. Estamos preparando toda a estrutura para que a comunidade possa presenciar shows com qualidade, e que a queima de fogos não seja prejudicial”, reitera o secretário de Turismo e Lazer e presidente do Parque Vila Germânica, Marcelo Greuel.

Segurança

O evento contará com segurança privada e toda a estrutura da Polícia Militar. Desde o dia 31, a Polícia Militar atuará com efetivo reforçado, direcionados exclusivamente para o Réveillon, sem comprometer o policiamento ordinário da cidade.

Considerando a alta expectativa de público para a maior festa de Réveillon do Vale Europeu, serão disponibilizados policiamento ostensivo a pé, com patrulhas ao longo da Avenida Presidente Castelo Branco (Beira-Rio), policiamento ostensivo motorizado e de apoio especializado (Tático, Canil e Rocam), além de contar com o apoio de policiais militares dos batalhões de Brusque, Indaial e Rio do Sul.

Coleta de lixo

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto – Samae Blumenau fará no dia 31 de dezembro a coleta até as 18h, nos corredores de serviço e ruas onde a coleta é diária. No dia 1º de janeiro de 2023, às 6h da manhã, deverá ser feita a coleta na região central, onde acontecerá o evento de virada do ano, simultaneamente ao serviço de limpeza executado pela Secretaria de Conservação e Manutenção Urbana (Seurb), com dois caminhões, um da coleta convencional e outro da coleta seletiva. Além disso, banheiros quimicos foram instalados no entorno na Prefeitura para atender o público.

Também serão disponibilizados 33 contentores de 1.000 litros na Avenida Castelo Branco (Beira-Rio) e dois contentores de 1.000 litros na Prainha. Uma das preocupações nesta edição é com o descarte correto do lixo gerado no evento, principalmente as garrafas de bebidas.”Pedimos que quem for trazer garrafas de bebidas, que é tradicional neste dia, descarte no lixo corretamente, para que todos tenhamos uma cidade limpa e organizada após o evento, além de evitar acidentes com materiais cortantes como é o caso do vidro”, alerta o secretário Marcelo Greuel.

Limpeza e manutenção

A Secretaria de Conservação e Manutenção Urbana (Seurb) já está mobilizada e preparada para executar a limpeza pública da cidade durante o período de Réveillon. A operação montada tem início às 15h do dia 31, com quatro funcionários fazendo a limpeza na região do evento.

A partir das 3h, do dia 1º, 36 funcionários começarão a limpeza do evento, iniciando os serviços pela Praça Hercílio Luz e Ponta Aguda, finalizando na Praça Victor Konder e Rua São Paulo. A previsão da Seurb é de que até as 8h, toda limpeza esteja finalizada com a lavação do local.

Importante destacar que as flores e canteiros que forem danificados por conta da multidão, serão recuperados e replantados pela equipe de plantão no mesmo dia. Para a força-tarefa no Réveillon serão utilizados 40 funcionários, dois caminhões caçamba, um caminhão compactador e um pipa.

Trânsito

Desde esta quarta-feira, dia 28, o trânsito no entorno da Prefeitura de Blumenau está com alteração. Isso se deve a montagem da estrutura de palco para o show, que interdita uma das pistas da Avenida Beira-Rio. O trânsito neste ponto será liberado somente após a desmontagem, prevista para o dia 1º de janeiro.

No dia 31, outras ações vão impactar no trânsito da região. A partir das 5h da manhã, daremos início a colocação de fogos na Ponte de Ferro, que deverá estar interditada ao trânsito. Também a partir das 5h, a Prainha será isolada para colocação dos fogos.

No mesmo dia, a partir das 5h, será feita a colocação de gradil na Ponte Adolfo Konder, nas torres de som na Beira-Rio e na área do palco, sem necessidade de interdição de pista para este trabalho.

A principal mudança no trânsito será a partir das 18h do dia 31, pois a Beira-Rio será totalmente interditada a partir da Ponte Adolfo Konder até a Ponte de Ferro, para a concentração de pessoas que vão acompanhar a queima de fogos e o show da virada.

A interdição, que também acontece nas vias do entorno da Prefeitura, segue até a dispersão completa do público, prevista para após as 2h do dia 1º de janeiro. Caso seja necessário, a partir das 22h, o trecho entre as pontes Adolfo Konder e Ruy Eduardo Willecke também será interditado. Neste período todo o trânsito será liberado pela Rua 15 de Novembro e pela Avenida Martin Luther que fica liberada a partir da Rua Tocantins.

Transporte Coletivo

Por conta das interdições no trânsito, no dia 31, a partir das 18h, os ônibus da linha troncal 11 e das linhas alimentadoras 508 – Rep. Argentina e 607 – Nova Esperança fazem alguns desvios nos itinerários de atendimento. Isso se deve aos pontos de embarque e desembarque da Beira-Rio que ficarão desativados, bem como o ponto da Alameda Duque de Caxias – em frente à Celesc.

As linhas terão parte dos itinerários alterados para o seguinte trajeto: Terminal Fonte / Rua Amazonas / Rua Oscar Jenichen e Alwin Schrader / Rua Itajaí / Rua São Bento / Rua República Argentina / Rua das Missões e após este trecho seguem os itinerários habituais.

Na ocasião, os passageiros poderão utilizar o ponto de ônibus no início da Rua Oscar Jenichen, onde as linhas descritas acima fazem parada para o embarque e desembarque.

Já as linhas troncais 10, 12, 15, 30, 31 e 32, que também deverão desviar os itinerários sem passar nos pontos da Beira-Rio, vão fazer o seguinte trajeto: Terminal Fonte / Rua Amazonas / ruas 15 de Novembro, Amadeu da Luz / Rua Sete de Setembro, seguindo os itinerários normais a partir deste trecho.

Para quem for curtir o Réveillon em Blumenau, o transporte coletivo da cidade vai disponibilizar ônibus especiais que sairão dos terminais Aterro, Garcia e Velha para o Terminal Proeb, no dia 31 dezembro 2022. Já na madrugada do dia 1º de janeiro, ônibus especiais vão transportar passageiros a partir dos terminais Proeb e Fonte. A tabela com os horários poderá ser consultada no site e aplicativo da Blumob.

Vale ressaltar que com as mudanças no trânsito da região central, alguns pontos provisórios foram definidos para o embarque e desembarque de passageiros. Confira os locais abaixo:

Rua 15 de Novembro

– Na altura do nº 550 , em frente ao Edifício Catarinense;
– Na altura do nº 1.290, em frente ao Bremen Zenter.

Rua Amadeu da Luz

– Na altura do nº 100, em frente ao Edifício Califórnia Center.

Redação
Redação
Acompanhe nosso trabalho diariamente.
+ notícias

Últimas notícias

- publicidade -

Mais lidas