Saiba quais a melhor opção de cor de luz para o seu ambiente

Iluminação correta é fundamental para a funcionalidade do ambiente (Blumenau Iluminação)

Uma iluminação bem planejada faz toda a diferença em qualquer ambiente. E além de decidir o posicionamento das lâmpadas ou os modelos de luminárias, o tipo de luz também deve ser estudado na hora da escolha.

Renan Medeiros, diretor de operações da Blumenau Iluminação, explica que o primeiro passo é definir a tecnologia que será utilizada. “Hoje as mais comuns são as lâmpadas fluorescentes e de LED. Cada uma delas tem graus de potência que podem ser encontrados nas embalagens. As mais eficientes são as de LED, que a médio e longo prazo garantem um bom custo-benefício para o consumidor”, explica.

Em seguida, há uma outra definição que muitas pessoas acabam esquecendo. Independentemente do tipo de tecnologia, as lâmpadas possuem temperaturas de cor, ou seja, a aparência de cor da luz emitida. Usualmente encontramos luz branca, neutra ou amarela.

“A tonalidade não deve ser definida apenas por estilo ou tipo de material utilizado, mas também por conta do ambiente em o produto será instalado. No caso de locais de trabalho ou espaços que exigem mais concentração, as brancas são indicadas. São aquelas com temperatura de cor em torno de 6500K, informação que pode ser encontrada nas embalagens”, indica o executivo.

Ambientes mais aconchegantes dependem da iluminação

Quartos, salas de estar e locais que queiram proporcionar mais relaxamento também precisa contar com lâmpadas corretas. “Neste caso é interessante utilizar as amarelas. Elas contam com essa tonalidade porque possuem temperatura de cor menor, geralmente entre 2.700K e 3.100K. Muita gente acaba achando que só as antigas incandescentes possuíam essa cor, mas qualquer tipo pode ser fabricado nesta opção”, diz.

Certificação é fundamental

Por fim, Renan enaltece a importância de optar por produtos certificados pelo Inmetro. “Na embalagem é essencial constar o selo e código de registro do instituto, que realiza testes de segurança e eficiência nas peças. Assim o consumidor tem a certeza de que estará adquirindo uma lâmpada não só eficaz de acordo com o local em que será instalada, mas também de qualidade e procedência”, conclui.

Sobre a Blumenau Iluminação

Gerida pela Pamplona Iluminação, a Blumenau conta com mais de 5 mil pontos de venda ativos em todo o país e 150 profissionais diretos. Entre as linhas, os destaques são as peças 100% nacionais da linha Colonial, produzidas artesanalmente, com processo exclusivo de acobreamento e o mix de produtos LED, que aliam modernidade e eficiência.

Receba notícias do Farol em seu WhatsApp

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome