Início Geral Saiba como identificar um recenseador do IBGE

Saiba como identificar um recenseador do IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) iniciou nesta segunda-feira (1º) o Censo Demográfico 2022 no Brasil. Cerca de 89 milhões de endereços serão visitados nos 5.568 municípios por meio de 183 mil recenseadores.

Os 183 mil recenseadores estarão uniformizados e podem ser identificados no site respondendo ao IBGE ou pelo telefone 0800 721 8181. Eles vestem um colete do IBGE, boné do Censo, crachá de identificação e o DMC.

Após a aprovação em processo seletivo, para ser recenseador do IBGE é preciso ainda fazer um treinamento com etapas à distância e presencial. Só depois de aprovados no treinamento os recenseadores estão aptos a cumprir sua função.

Confira o uniforme dos recenseadores:

Recenseador do IBGE

Questionários

No Censo 2022, há dois tipos de questionário: o básico, com 26 quesitos, leva em torno de 5 minutos para ser respondido. Já o questionário ampliado, com 77 perguntas e respondido por cerca de 11% dos domicílios, leva cerca de 16 minutos.

Além disso, o IBGE solicita os dados da pessoa que prestou as informações, como nome, telefone, e-mail e CPF. Qualquer morador, acima de 12 anos, capaz de fornecer as informações, pode responder ao recenseador por todos os demais moradores. Ou seja, apenas uma pessoa do domicílio responderá por todos os residentes.

Obrigatório

O fornecimento de informações ao IBGE para fins estatísticos é obrigatório em todo o território nacional, de acordo com a Lei do Sigilo Estatístico (L5534/68). Cada recenseador está responsável por uma área e deve visitar todas as residências.

Caso os moradores não estejam, ele pode fazer até quatro tentativas inclusive à noite e aos finais de semana. Se ainda assim não encontrar os moradores, o recenseador deixará um recado por escrito na caixa de correio para contato. Nesses casos, o questionário poderá ser respondido por telefone, ou em nova visita agendada.

Censo

O Censo brasileiro é uma das maiores operações censitárias do mundo. Cerca de 183 mil recenseadores irão de porta em porta em todos os 5.570 municípios. Ao todo, são 452.246 setores censitários urbanos e rurais, 5.972 localidades quilombolas, 624 terras indígenas, 11.400 aglomerados subnormais e 5.778 grupamentos indígenas.

Programado para ser realizado inicialmente em 2020, mas adiado devido à pandemia, e em 2021 por questões orçamentárias, o Censo 2022 marca 150 anos do primeiro recenseamento feito no país.

- publicidade -
Sair da versão mobile