Sábado será dia de vacinar contra a febre amarela em Blumenau

Vacina contra a febre amarela (Rovena Rosa/Agência Brasil)
Vacina contra a febre amarela (Rovena Rosa/Agência Brasil)

Quatro dos sete Ambulatórios Gerais (AGs) de Blumenau estarão funcionando neste sábado (16) das 9h às 18h para aplicação das doses contra a febre amarela. A ação faz parte da intensificação da vacinação iniciada em fevereiro.

Estarão abertos os AGs das regiões Garcia, Velha, Itoupavas ou Fortaleza, bastando levar a carteira de vacinação e documento de identificação. Os ambulatórios da Velha e Garcia, que já realizam atendimento ambulatorial aos sábados, funcionam normalmente, e farão também a vacinação. Já as unidades das Itoupavas e Fortaleza funcionam neste sábado apenas para vacinação.

Desde o início das ações foram vacinadas pouco mais de 7,5 mil pessoas, entre servidores municipais em operação interna, bem como a população em geral nas 47 salas de vacina no município. Deste total, cerca de 1,8 mil doses foram aplicadas no horário ampliado de vacinação nos AGs, que se estende até às 20h30, de segunda a sexta-feira durante este período de intensificação.

A vacina contra a febre amarela está indicada com dose única a todas as pessoas de nove meses a 59 anos de idade e que ainda não tenham sido vacinadas. Pessoas acima de 60 anos deverão apresentar prescrição médica para receber a vacina.

Os sintomas da febre amarela costumam ser similares aos de uma gripe, como febre, dor de cabeça, náusea e dores no corpo. A doença pode evoluir para formas graves e até levar a morte. A vacina ainda é a principal ferramenta de prevenção e controle da febre amarela. Confira as recomendações do infectologista Ivan Moura:

Blumenau intensifica vacinação contra a febre amarela

A partir desta segunda-feira, dia 25, a Prefeitura fará ações de intensificação da vacinação contra a febre amarela. Os sete AGs do município, por exemplo, terão salas de vacina atendendo em horário estendido, das 7h às 20h30. Além disso, outras 40 Unidades de Saúde farão a imunização. Consulte as salas de vacina aqui : https://www.blumenau.sc.gov.br/downloads/semus/unidades_saude.pdf

Posted by Prefeitura de Blumenau on Friday, February 22, 2019

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome