quarta-feira, 29 de junho de 2022
13.9 C
Blumenau

Rotaract e DCE da Furb iniciam evento para coleta de lixo eletrônico

Os clubes Rotaract de Blumenau em parceria com o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Furb realizam a partir desta segunda-feira (23) o Tech Green, um evento para coleta lixo eletrônico para o seu descarte adequado.

A coleta se estenderá até o dia 3 de junho e tem por objetivo recolher os equipamentos eletrônicos que não devem ser jogados no lixo comum, já que a decomposição de seus materiais é altamente nociva ao ecossistema.

Itens como computadores antigos, televisores, câmeras, rádio, carregadores, telefones ou outros eletrodomésticos podem ser levados até o DCE, que fica localizado na Rua Antônio da Veiga em frente ao Supermercado Giassi, no campus I.

Qualquer pessoa ou empresa pode levar seus itens até o local até o dia 3 de junho, das 7:30h às 22h. No dia 28 de Junho, das 9h às 12h, será realizado o dia D, onde os grupos de voluntários estarão pessoalmente recebendo os lixos.

Lixo eletrônico - foto de NASA/Kim Shiflett
Lixo eletrônico – foto de NASA/Kim Shiflett

Riscos ao meio ambiente

Todo o lixo eletrônico recolhido será encaminhado à Coletron, Coleta e Triagem de Resíduo Eletrônico, empresa especializada no processo de reciclagem e tratamento desses materiais. 80% do valor arrecadado na venda dos itens à Coletron será destinado a projetos ambientais do Rio Itajaí-Açu.

A coleta especial é essencial pois os metais pesados como chumbo, cádmio, mercúrio, berílio e entre outros, podem contaminar o ar, lençóis freáticos, rios e solos, prejudicando o meio, as pessoas e os demais seres vivos.

Rotaract

O Rotaract Club de Blumenau Munique e o Rotaract Club de Blumenau são grupos de jovens entre 18 e 30 anos, que buscam mudar o mundo através da liderança  e do voluntariado. Através de uma iniciativa de impacto regional, unindo forças com clubes de Rotaract do Vale do Itajaí, surgiu o Tech Green, projeto na qual por meio da coleta de lixo eletrônico, busca proporcionar seu correto descarte e conscientizar a população sobre a importância do tema.

Redação
Redação
Acompanhe nosso trabalho diariamente.