Ronaldo Coutinho alerta para possível enchente no Vale do Itajaí

O engenheiro agrônomo Ronaldo Coutinho, da Climaterra, disse em entrevista a Rádio Educadora que existe possibilidade de enchente atingir o Vale do Itajaí no final da semana. Segundo ele, o quadro aponta que o Rio Itajaí-Açu deve sair da calha.

“O Vale como um todo está apontando para um volume de chuva entre 100 e 200 milímetros e até mais que isso em alguns pontos. Como os Rios já estão cheios e o solo ensopado, aumenta o risco de sairem do leito em vários trechos”, alertou Coutinho.

[box][wysija_form id=”4″][/box]

Em seguida, o meteorologista alerta a população de cidades com nível baixo para enchente. “O risco de enchente na área Rio do Sul, Ituporanga e, talvez até Taió, é muito grande, no mínimo uma enchente pequena”. Segundo ele, o Rio pode passar de 8,5 metros em Rio do Sul.

“Na atual situação que está o Rio e o ambiente, só se o ‘modelo’ errar, só se não vir a chuva que ele está prevendo. Se continuar a chover 100-200 mm, o Rio vai sair da calha”, comentou. Segundo ele, a variação está sendo rápida em pouco tempo de chuva.

Apesar da entrevista ter ocorrido na terça-feira (04), na manhã desta quarta o meteorologista compartilhou mais uma informação confirmando a probabilidade. Também falou sobre possíveis alagamentos na região de Lages, Vale do Canoas e Vale do Araranguá:

IMPORTANTE

Áudios com entrevistas antigas de Ronaldo Coutinho se espalharam pela Internet causando pânico entre as pessoas. O alerta que aconteceria uma enchente pior que a de 2008 NÃO É DE 2015. A informação foi repassada pelo Twitter do meteorologista.

A Defesa Civil de Santa Catarina também desmentiu boatos que estaria articulando uma mega operação, inclusive com botes, diante de possível enchente, e que ela seria semelhante a de 2011:

No entanto, a previsão do órgão é que entre 08 e 11 de outubro chova 250 mm em algumas regiões. Somente nesta quinta e sexta-feira deve chover entre 150-200 mm em localidades do Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul.

Um comentário

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome