Rio Itajaí-Açú estabiliza em Blumenau com operações de barragens

Rio Itajaí-Açu na manhã deste domingo (Jaime Batista/Blog do Jaime)

O trabalho coordenado da Defesa Civil neste domingo (28) com a operação das barragens de Taió e Ituporanga evitou, até o momento, enchente nas cidades do Vale. Apesar da chuva ter deixado todas a cidades em estado de alerta, somente alagamentos pontuais foram registrados em afluentes do Rio Itajaí-Açu.

Parte das comportas estavam fechadas já na madrugada de domingo, antecedendo a elevação prevista para o dia. A barragem de Taió tinha o montante de 8.70 metros às 3h e chegou a 12.10 às 21h (34.03% da capacidade). Já a barragem de Ituporanga marcava 13.80 às 3h e chegou a 17.93 às 21h (23.62% da capacidade).

Em Blumenau, o Itajaí-Açu chegou a 5.85 metros às 16h de ontem e vem caindo desde então, marcando 5.05 às 8h desta segunda-feira (29). A primeira rua a ser alagada na cidade é a São Rafael, no bairro Itoupava Norte, com 7,4 metros. Portanto, a situação está sob controle.

A conjuntura mais crítica das cidades do Vale é de Rio do Sul, onde o estado já é de emergência. O nível do rio está em 6.94 metros, sendo 7.5 a cota de segurança. A Defesa Civil da cidade está totalmente mobilizada por conta da situação.

Deslizamentos

É preciso estar atento a qualquer sinal de escorrimento de água de encostas. No bairro Garcia, a probabilidade de escorregamento considerada alta. Já nas outras regiões, a probabilidade é média. Qualquer ocorrência deve ser comunicada ao telefone 199.

Instale o aplicativo do AlertaBlu para ter alertas da Defesa Civil de Blumenau.

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome