Rio Itajaí-Açu atinge nível de atenção e deve passar de seis metros

Rio Itajaí-Açu na manhã deste domingo (Jaime Batista/Blog do Jaime)

As chuvas que caem no Vale do Itajaí elevaram o Rio Itajaí-Açu ao nível de 5.67 metros em Blumenau às 12h deste domingo (28). A previsão é de que ele continue subindo ao longo do dia e ultrapasse os 6 metros às 13h, mas as barragens começaram a operar para controle da elevação. As primeiras ruas a alagar na cidade são com o nível de 7.40, porém, ainda não há previsão para este patamar.

ATUALIZADA: Rio Itajaí-Açú estabiliza em Blumenau com operações de barragens

Em entrevista ao blogueiro Jaime Batista, do Blog do Jaime, o secretário da Defesa do Cidadão, Rodrigo Quadros, afirmou que aconteceram 24 ocorrências relacionadas as chuvas, tais como deslizamentos, quedas de árvores e alagamentos pontuais.

O tempo deve continuar instável em Blumenau até a quarta-feira (31), segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia e do Sistema de Monitoramento e Alerta de Eventos Extremos de Blumenau Geologia Blumenau (AlertaBlu). Saiba mais.

Deslizamentos

É preciso estar atento a qualquer sinal de escorrimento de água de encostas. No bairro Garcia, a probabilidade de escorregamento considerada alta. Já nas outras regiões, a probabilidade é média. Qualquer ocorrência deve ser comunicada ao telefone 199.

Instale o aplicativo do AlertaBlu para ter alertas da Defesa Civil de Blumenau.

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome