Rio Itajaí-Açu atinge 6,16 metros e Defesa Civil entra em estado de alerta

À 1h da madrugada deste domingo (8), a régua de medição do nível do Rio Itajaí-Açu registrou 6,16 metros – 19 centímetros a mais em relação à medição realizada à 0h. Deste modo, acima dos 6 metros, a Defesa Civil de Blumenau entrou em estado de alerta.

Acompanhe mais notícias sobre a enchente

De acordo com a Defesa Civil, estima-se que o nível do Rio Itajaí-Açu atinja os 7,50 metros às 7h da manhã de hoje. Em nota, a Prefeitura de Blumenau divulgou que as equipes já estão mobilizadas para atuar em caso de enchente.

Além disso, a Prefeitura de Blumenau solicitou a colaboração da população para que o Facebook da Administração Municipal seja utilizado apenas para informações relacionadas à possibilidade de enchente em Blumenau.

Confira o comunicado da Prefeitura de Blumenau:

Pedimos a colaboração da comunidade para que utilize este canal, neste momento de alerta, apenas para informações relacionadas à possibilidade de enchente em Blumenau. Em um momento como este, nossas atenções estarão voltadas para a preservação da vida e dos pertences dos blumenauenses, sempre conquistados com muito trabalho. É necessário compreender o atual momento que vive a cidade, de expectativa com as chuvas que caem incessantemente, e abrir mão de visões pessoais em prol do bem de toda a comunidade.

Abrimos o espaço para dúvidas da comunidade, e o grande número de comentários sobre temas diversos prejudica o acompanhamento da equipe de plantão, prejudicando desta forma também a população. Pedimos que todos se utilizem de sua sensibilidade e humanidade também nas redes sociais, neste momento.

Leia o alerta da Defesa Civil do Estado:

ALERTA: Risco de Deslizamentos no Planalto e Litoral Norte, Baixo e Médio Vale do Itajaí. Estas regiões registraram acumulados significativos de chuva nas últimas 24hs e persiste a condição de chuva até domingo. O solo está encharcado e já foram registrados deslizamentos em algumas cidades do Vale do Itapocu no Litoral Norte de Santa Catarina.

Persiste o risco de alagamentos e enxurradas. A previsão é de que até amanhã (08), a chuva seja significativa, podendo chegar aos 200 milímetros em algumas regiões. As áreas que podem sentir os efeitos de forma mais intensa são: Oeste, Meio Oeste, Planalto e Litoral Norte e Vale do Itajaí. No domingo, os maiores volumes de chuva deverão ocorrer no Oeste, Meio Oeste, Grande Florianópolis e Litoral e Planalto Sul.

Rio Itajaí-Açu (Jaime Batista)
Rio Itajaí-Açu (Jaime Batista)

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome