Início Geral Rio do Sul permanece em estado de emergência

Rio do Sul permanece em estado de emergência

Rio do Sul registra pontos de alagamentos (Prefeitura de Rio do Sul)

Com o nível do Rio Itajaí-Açu variando entre 6.66 e 7.13 metros entre ontem e hoje (30), o município de Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí, permanece em estado de emergência com as equipes da Defesa Civil em total mobilização. A medição das 9h era de 6.82, com a cota de segurança em 7.50.

Em uma reunião realizada ontem, o coordenador da Defesa Civil da cidade, Moacir Cordeiro, frisou que há possibilidade de chuva distribuída de 70 a 110 milímetros do Planalto ao Litoral. A situação pode agravar o cenário em virtude do nível do rio já estar alto e o solo saturado.

Atualmente existem cinco abrigos abertos que atendem cerca de 93 pessoas. Dois estão no bairro Bela Aliança, um no Progresso, Santa Rita e Budag. A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social está prestando apoio necessário e pode ativar mais abrigos caso a situação se agrave.

Barragens fechadas

As barragens de Ituporanga e Taió estão com todas as comportas fechadas para evitar a elevação das águas nas cidades. Elas estavam com 36.58% e 43,95% de capacidade preenchida às 8h desta terça-feira (30).

A barragem de José Boiteux não está operando devido a uma manifestação dos indígenas que já dura meses. Eles solicitam a construção de novas casas, um novo acesso viário e uma nova escola.

Sair da versão mobile