
Com o nível do Rio Itajaí-Açu variando entre 6.66 e 7.13 metros entre ontem e hoje (30), o município de Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí, permanece em estado de emergência com as equipes da Defesa Civil em total mobilização. A medição das 9h era de 6.82, com a cota de segurança em 7.50.
Em uma reunião realizada ontem, o coordenador da Defesa Civil da cidade, Moacir Cordeiro, frisou que há possibilidade de chuva distribuída de 70 a 110 milímetros do Planalto ao Litoral. A situação pode agravar o cenário em virtude do nível do rio já estar alto e o solo saturado.
Atualmente existem cinco abrigos abertos que atendem cerca de 93 pessoas. Dois estão no bairro Bela Aliança, um no Progresso, Santa Rita e Budag. A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social está prestando apoio necessário e pode ativar mais abrigos caso a situação se agrave.
Barragens fechadas
As barragens de Ituporanga e Taió estão com todas as comportas fechadas para evitar a elevação das águas nas cidades. Elas estavam com 36.58% e 43,95% de capacidade preenchida às 8h desta terça-feira (30).
A barragem de José Boiteux não está operando devido a uma manifestação dos indígenas que já dura meses. Eles solicitam a construção de novas casas, um novo acesso viário e uma nova escola.