A Prefeitura de Blumenau iniciou nesta semana uma intervenção viária que faz parte do pacote de obras do Corredor Estrutural Sul, que prevê melhorias desde o Terminal Garcia até a o Terminal Fonte, incluindo a reurbanização das ruas Amazonas, Hermann Huscher, Alameda Rio Branco, Alameda Duque de Caxias, além do alargamento da Rua Gertrud Metzger.
De acordo com a Secretaria de Obras, o trabalho de revitalização iniciado na Alameda Rio Branco é complexo e consiste no reforço de toda a base abaixo do pavimento, antes da pista receber uma nova camada asfáltica. A obra ainda prevê a melhoria da drenagem existente e implantação do corredor de ônibus, no trecho entre a Rua Coronel Vidal Ramos até a Rua 7 de Setembro.
Este trabalho inciado nesta semana, na Alameda Rio Branco, complementa a obra de alguns anos atrás, quando a via e mais a Rua Nereu Ramos foram contempladas com novas calçadas e também implantação de ciclovia.
Segundo o diretor geral da Semob, Michael Maiochi, o pacote de obras do Corredor Sul é uma reivindicação antiga da comunidade. “A população do Distrito do Garcia será beneficiada com toda melhoria da mobilidade urbana das duas principais vias de acesso ao bairro, otimizando a capacidade de escoamento da região, inclusive para ciclistas e usuários do transporte coletivo”, avalia.
Outras etapas
O pacote do Corredor Sul foi dividido em etapas e paralelamente aos trabalhos na Alameda Rio Branco, está sendo finalizada a sinalização de trânsito na Alameda Duque de Caxias, onde foi implantado corredor de ônibus e ciclovia, no lado direito da via, em direção ao Terminal da Fonte.
Posteriormente, outras melhorias serão executadas, como a reurbanização da Rua Amazonas e implantação do corredor de ônibus. A via ganhará ainda novas calçadas e ciclovia. A Hermann Huscher também será revitalizada e ganhará corredor de ônibus desde a Rua Gertrud Metzger até a Rua 7 de Setembro.
A Rua Gertrud Metzger, via que liga a Rua Amazonas a Hermann Huscher, também será revitalizada e alargada, incluindo a ponte existente nesta via. O investimento nas obras do Corredor Sul contabiliza mais de R$ 22 milhões.