Relatório aponta 82,5% de pontos próprios para banho no litoral catarinense

Praia em Santo Antônio de Lisboa, em Florianópolis, é um dos pontos próprios para banho, conforme o IMA - foto de James Tavares/Secom
Praia em Santo Antônio de Lisboa, em Florianópolis, é um dos pontos próprios para banho, conforme o IMA – foto de James Tavares/Secom

O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) divulga relatório de balneabilidade referente a coletas realizadas de 23 a 27 de setembro em 229 pontos do litoral catarinense. De acordo com os resultados, 82,5% dos locais analisados estão próprios para banho.

Em Florianópolis, dos 85 pontos em que a análise é feita, 70 estão com condições de mergulho, o que representa 82,4%. No restante do litoral, das 144 coletas, 119 apresentaram condições favoráveis ao banho. Com relação ao relatório anterior, divulgado no fim de agosto, 12 pontos passaram da condição de impróprio para próprio e quatro de próprio para impróprio.

As coletas são realizadas nos municípios de Araranguá, Bal. Arroio do Silva, Bal. Gaivota, Bal. Camboriú, Bal. Rincão, Barra Velha, Biguaçu, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Gov. Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Passo de Torres, Penha, Balneário Piçarras, Porto Belo e São José.

O Instituto salienta que os resultados melhores são, boa parte, decorrentes da estiagem que afeta todo o estado de Santa Catarina. Por isso, a recomendação é que os banhistas consultem o histórico do ponto no site balneabilidade.ima.sc.gov.br.

Na baixa temporada, de abril a outubro, o IMA divulga mensalmente o relatório de monitoramento da qualidade da água do mar para banho humano. De novembro a março, o resultado ocorre todas as semanas.

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome