sexta-feira, 12 de agosto de 2022
13.9 C
Blumenau

Redução na conta de luz em SC será maior que a média nacional

A redução aproximada de 20% na conta de energia elétrica anunciada ontem (6) para os consumidores do Brasil deve ser um pouco maior em Santa Catarina. Segundo comunicado pelo governo, a redução irá variar de 21% a 24%.

Para os consumidores residenciais e comerciais a redução será de aproximadamente 21%, enquanto para o consumidor rural ela será de 23%. Ambas são as maiores reduções do Brasil. Para a indústria, será de 24% (mercado cativo).

O Governo do Estado informou que Santa Catarina possui a tarifa de energia elétrica mais baixa do país para o consumidor residencial. Por isso, proporcionalmente, o efeito da retirada da bandeira faz a redução ficar maior.

Conta de energia - foto de James Tavares / Secom
Conta de energia – foto de James Tavares / Secom

Bandeiras

A bandeira escassez hídrica é a mais cara do sistema e foi uma medida do Governo Federal aplicada para enfrentar a falta de chuvas no país, que reduziu drasticamente o volume de água nos reservatórios das usinas.

Ela incide nas contas de luz desde setembro de 2021, na tentativa de cobrir os custos adicionais com geração de energia elétrica, e adicionou R$ 14,20 às contas de energia para cada 100 mWh consumidos (exceto para a Tarifa Social).

O nível de chuvas nos últimos meses e a adoção de medidas emergenciais permitiram reduzir o acionamento das usinas termelétricas, mais caras e poluentes.

Redação
Redação
Acompanhe nosso trabalho diariamente.
+ notícias

Últimas notícias

- publicidade -

Mais lidas