Uma das rotas alternativas mais aguardadas pelo blumenauense estará novamente aberto a partir deste sábado (5). O ato de entrega da ligação Velha-Garcia ocorre às 9h, na Rua Antônio Zendron, nº 2.181, quando o prefeito Mário Hildebrandt simbolicamente liberará o acesso aos veículos, 13 anos após a interdição do local.
Desde o início da obra no segundo semestre de 2020, a Secretaria de Conservação e Manutenção Urbana teve inúmeros desafios como a desobstrução de barreiras, a supressão vegetal, terraplanagem, drenagem, contenções, patrolamento, macadamização, além da implantação de guard-rails em curvas mais sinuosas.
“Devolver a passagem pela Velha-Garcia à comunidade é beneficiar aproximadamente 80 mil pessoas que circulam entre os dois bairros mais populosos da cidade e que reivindicavam por alternativas ao trânsito. É mais um compromisso desta gestão, que estamos cumprindo com muito trabalho e muito zelo, privilegiando sempre a mobilidade urbana e a segurança no trânsito”, salienta o prefeito Hildebrandt.
A ligação Velha/Garcia é o acesso que interliga a Rua Willi Henkels, no bairro Velha, com a Rua Antônio Zendron, no Distrito do Garcia. Ao longo do percurso de aproximadamente seis quilômetros de extensão, a Prefeitura investiu cerca de R$ 1,1 milhão com recursos próprios.
De acordo com o secretário da pasta, Ricardo da Silva, a entrega da obra não significa o fim dos trabalhos no local. “Mesmo com o acesso da Velha-Garcia liberado ao trânsito, as manutenções periódicas seguirão na programação da secretaria, para que tenhamos uma passagem sempre em boas condições, assim como temos na Rua Erwin Manske, na Vila Itoupava, ou na Nova Rússia, no Progresso”, assegura.
Em 2008, a grande catástrofe que atingiu Blumenau e região deixou inúmeras feridas pela cidade, entre elas a ligação Velha-Garcia, onde vários deslizamentos de terra foram registrados, deixando o local inacessível por muitos anos. E que agora, ganha um novo capítulo na história do município, com a reabertura do acesso.