Quase 70% do telhado da Fundação Cultural já foi revitalizado

A reforma do telhado histórico da Fundação Cultural de Blumenau (FCBlu) chegou a 68% de toda a cobertura a ser revitalizada. O trabalho vai acabar com as goteiras que prejudicavam as atividades, sobretudo no Auditório Carlos Jardim. O prazo para a conclusão das obras depende das condições climáticas.

O imponente prédio histórico na entrada da Rua XV de Novembro abrigou no passado a Prefeitura, o Fórum e a cadeia pública. O custo estimado para a conclusão do novo telhado do imóvel, inaugurado em 1875, é de R$ 527 mil.

A negociação para a reforma de todo o complexo da Fundação Cultural também envolveu a Fundação Catarinense de Cultura e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), pois o prédio é tombado pelo Estado. A cobertura em telha cerâmica germânica deverá cobrir uma área aproximada de 1.500 metros quadrados.

Telhado da Fundação Cultural (Rodrigo Ramos)
Telhado da Fundação Cultural (Rodrigo Ramos)

Histórico

O prédio onde está a Fundação Cultural foi inaugurado em 1875 e ampliado em 1917. Em 1939, foi totalmente modificado e ampliado para sediar o Fórum e demais autarquias estaduais, perdendo a característica arquitetônica do século XIX. Em 1958, um incêndio destruiu a parte destinada ao Fórum, administração municipal e Arquivo Histórico. Em 2000, foi reconstruída a parte do Fórum e nessa ocasião respeitou-se a arquitetura da década de 1930, porém a parte interna foi totalmente modificada e adaptada aos tempos atuais.

Com informações da PMB

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome