Propaganda em jardins, canteiros e rotatórias é crime eleitoral

A eleição vai se aproximando e as polêmicas sobre propaganda eleitoral vão aumentando. Muitos candidatos de Blumenau e região à Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Senado e Câmara Federal estavam ‘poluindo’ praças, jardins, canteiros e rotatórias com propaganda política.

O fato gerou uma grande repercussão na internet, mas um ofício do Tribunal Regional Eleitoral, juízos da 3ª, 88ª e 89ª de Blumenau, aos comitês políticos alertou para o fato de este tipo de propaganda ser proibida. Leia a ordem:

De ordem dos Juízes Eleitorais de Blumenau e conforme a legislação eleitoral vigente […] cumpre-nos informar que não é permitida propaganda eleitoral em bens públicos e de uso comum, especialmente em jardins, canteiros e demais áreas verdes, como também sobre praças e rotatórias das vias de trânsito, propaganda essa que será devidamente recolhida

A reportagem do Farol Blumenau pode apurar que durante esta segunda-feira (15) já não havia este tipo de propaganda nos principais pontos da cidade. Por outro lado, surgiram rumores nos bastidores de que alguns candidatos já estão preparando a defesa em caso de processo por crime eleitoral.

Polêmicas das calçadas

A duas semanas o Farol apurou com exclusividade que o candidato a Assembleia Legislativa, Ivan Naatz (PDT), poderia estar infringindo a legislação ao supostamente atrapalhar o tráfego de pedestres na beira-rio com cartazes. O fato gerou muita polêmica na internet, mas apesar de este tipo de propaganda ser regular, com restrições, o candidato alterou a publicidade.

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome