- publicidade -Clique e garanta seu ingresso para a Oktoberfest 2022
Início Geral Projeção é que o Rio Itajaí-Açu alcance 9,73 metros em Blumenau

Projeção é que o Rio Itajaí-Açu alcance 9,73 metros em Blumenau

Uma projeção divulgada pela Defesa Civil apontou que o Rio Itajaí-Açu atingirá a marca de 9,73 metros no fim de noite desta quarta-feira (4) e deverá descer na madrugada. A última medição, às 19h, apontou nível de 8,87 metros.

Algumas ruas de Blumenau já foram alagadas, incluindo a Rua Primeiro de Janeiro, no bairro Fidélis. Outras localidades da cidade também possuem pontos de acumulo de água, alguns por problemas de drenagem.

Apesar do nível que deverá ser alcançado na madrugada, o rio deverá baixar. A previsão é que o sistema de baixa pressão que atua na região se desloque ao oceano, alterando a condição climática e permitindo aberturas de sol amanhã.

Registros de ocorrências e de apoio devem ser feitos pelo telefone 199. A Prefeitura informou que possui lonas para atender residências afetadas.

>> confira as contas de enchente para as ruas

Abrigos

Ainda não há registro de demandas por abrigos, mas o abrigo da Igreja Evangélica Livre de Blumenau (IELBLU), localizado na Rua Cidade do Salvador, 89, na Itoupava Norte, já está pronto para receber a população.

No município há 60 abrigos disponíveis para ativação, sendo 30 destinados a atingidos por deslizamento e outros 30 para atingidos por inundação.

Viatura da Defesa Civil – foto de Jaime Batista

Rede municipal

A Secretaria Municipal de Educação manteve as aulas da Rede Municipal de Ensino normalmente para esta quinta-feira, levando em consideração que na madrugada a chuva deve cessar, estabilizando e por fim baixando o rio até o amanhecer.

Em caso de dificuldade de acesso à escola, as famílias podem procurar a direção da unidade educacional para justificar a ausência.

Ônibus

A Secretaria de Trânsito e Transportes (SMTT) informou alterações no sistema de transporte coletivo. Por conta dos pontos de alagamento na Rua 1º de Janeiro, três linhas tiveram alterações:

– Linha 81 – Gustavo Zimmermann: segue com desvio pelo Posto Zandona (RG), no sentido Itoupava Central/Aterro;
– Linha 111 – Santa Clara: itinerário em estudo;
– Linha 802 – Salão Carolina: segue somente até a rua Wilhelm Knaesel Sênior, na altura do nº 1.045.

Sair da versão mobile