
O prefeito Mário Hildebrandt anunciou na manhã desta quarta-feira (3) a suspensão da licitação da Ponte Norte-Sul e a ampliação e reforma da Ponte Adolfo Konder, que terá passeios largos, ciclovias e, inicialmente, três faixas para veículos.
A decisão ocorre após várias polêmicas e questionamentos jurídicos sobre a Ponte Norte-Sul, que liga as ruas Alwin Schrader e Itajaí, no bairro Vorstadt, e as ruas Paraguay/Porto Rico, na Ponta Aguda, sobre o Rio Itajaí-Açu.
O Ministério Público de Contas (MPC) sugeriu em março a suspensão imediata do processo de licitação e o Tribunal de Contas do Estado (TCE) reabriu discussão sobre supostas irregularidades. Por receio de perder recursos ou ter a obra embargada, a Prefeitura suspendeu o processo licitatório.
Reforma e ampliação da Ponte Adolfo Konder
A obra na Adolfo Konder tem o custo estimado de R$ 20 milhões e deverá alargar a estrutura para 11,80 metros com três pistas para veículos. De acordo com o prefeito, a construção deve durar 12 meses após o fim do processo licitatório.
O projeto deve ser entregue até o segundo semestre e contará com ciclovia e passeios mais largos, além de desapropriações de imóveis na Ponta Aguda. Os acesso deverão ser controlados por semáforos.
Com a primeira etapa serão duas faixas para veículos no sentido Ponta Aguda – Centro e uma no sentido contrário. Em uma segunda etapa será construída mais uma faixa no sentido Centro – Ponta Aguda.
- Ampliação da Ponte Adolfo Konder tem custo estimado de R$ 20 milhões
- Reforma e ampliação | Fase 01 – Construção de novo tabuleiro
- Reforma e ampliação | Fase 02 – Remodelação da ponte