quinta-feira, 18 de abril de 2024
16.3 C
Blumenau

Prefeitura segue com serviços de urgência durante greve dos caminhoneiros

Prefeitura de Blumenau
Prefeitura de Blumenau

A Prefeitura de Blumenau segue monitorando a situação de incerteza com relação à greve dos caminhoneiros em todo país. Na manhã desta sexta-feira (25) o Gabinete de Crise se reuniu novamente para avaliar os prejuízos causados pelo movimento.

Com a preocupação de desabastecimento de produtos em supermercados, a Prefeitura reforça que a alimentação nas escolas está garantida para o dia letivo desta sexta-feira (25). Além disso, o estoque regular de alimentos para abastecer os abrigos municipais de crianças, adultos e mulheres é suficiente para os próximos dias.

A prioridade segue para os serviços de transferências de pacientes e emergências na saúde. A frota de automóveis da administração pública só será utilizada em estrita necessidade.

Confira como estão os serviços:

Saúde

Nesta sexta-feira os Ambulatórios Gerais da Velha, Garcia, Fortaleza e Itoupava Central atenderão até às 22h, duas horas a menos que o normal, já que o transporte coletivo vai operar neste dia até às 22h45. Os outros três AGs – Escola Agrícola, Badenfurt e Centro – atenderão a população em seus horário normais, ou seja, até às 21h. Para segunda-feira (28), a Secretaria Municipal de Promoção da Saúde (Semus) ainda avaliará se haverá ou não necessidade de alteração dos horários das quatro unidades que possuem o plantão noturno.

Com relação ao uso da frota, terão prioridade neste momento o Samu, Central de Ambulâncias, Consultório na Rua, Banco de Leite, Serviço de Atenção Integral às Pessoas em Situação de Violência Sexual (Savs) e Programa de Controle da Tuberculose.

Quanto aos atendimentos hospitalares, a Semus foi comunicada pelos Hospitais Santo Antônio e Santa Isabel que, por ora, as cirurgias eletivas estão suspensas, assim como nos Hospitais Estaduais. Consultas e exames agendados em unidades e empresas contratualizadas com o Governo do Estado também foram adiadas.

Educação

Aulas normais na rede municipal de ensino nesta sexta-feira. Por orientação, não serão realizadas avaliações na ocasião. A Secretaria de Educação também reforça que a alimentação dos alunos está garantida.

Samae

Abastecimento de água segue normal. Apesar da crise, o Samae recebeu na última terça-feira (22) os produtos químicos necessários para o tratamento de água e, para os próximos dias, não haverá problemas com o abastecimento na cidade. Mesmo assim, a autarquia pede que os consumidores utilizem água de forma consciente.

Já a coleta de lixo, tanto seletiva quanto convencional, ocorre normalmente neste fim de semana. Somente veículos do setor de manutenção estão saindo às ruas para atender chamados de vazamento ou rompimento de rede. Trabalhos de expansão de rede foram paralisados até que a situação esteja normalizada.

Desenvolvimento Social

O Conselho Tutelar e o Serviço de Abordagem Social mantêm os atendimentos mediante acionamento. Os casos emergenciais relacionados à vulnerabilidade social também terão suporte.

Manutenção e Obras

Os serviços de tapa-buraco estão suspensos. Já o recapeamento nos pontos que passaram por manutenção nesta semana, nas ruas 2 de Setembro e Bruno Hering, também foi adiado. As obras em andamento continuam até que as empresas consigam manter os serviços.

Transporte Coletivo

Na manhã desta quinta-feira o Seterb e a Blumob, concessionária responsável pelo serviço no município, avaliaram medidas para racionalizar o uso da frota de ônibus e garantir a manutenção do serviço até a próxima segunda-feira. Por conta disso, em determinados momentos o transporte coletivo não circulará. Nesta sexta, das 3h40 às 4h30, o transporte será normal para o deslocamento dos trabalhadores das fábricas. Para quem utilizar veículo próprio, a orientação é que exerça a carona solidária.
Períodos sem circulação do transporte coletivo:

Sexta-feira, dia 25 de maio
– 8h às 11h
– 14h às 17h
– 19h às 21h30
– Operação encerra às 22h45

Sábado, dia 26 de maio
– 4h30 às 6h
– Operação encerra às 13h30

Domingo, dia 27 de maio
– Não haverá transporte coletivo

Segunda-feira, dia 28 de maio
– 4h30 às 6h
– 8h às 11h
– 14h às 17h
– 19h às 21h30
– Operação encerra às 22h45

Procon

Reclamações podem ser feitas diretamente no órgão, mediante a apresentação da nota fiscal e de documentação pessoal do cidadão. O Procon reforça que é considerado crime o aumento de preço sem justa causa.

Fundação de Desportos

Algumas federações, como a de Basquete, já cancelaram as rodadas do fim de semana dos estaduais. O mesmo deve ocorrer com outras modalidades que têm agenda no fim de semana, casos do vôlei, punhobol, karatê e atletismo. O Desafio Blumenau de Mountain Bike, que tinha apoio da FMD, foi adiado para o dia 24/06.

Fundação Cultural

A Biblioteca Ambulante e o Parque da Leitura, marcados para sexta-feira e sábado (25 e 26) respectivamente, foram cancelados. No sábado, os museus e o Mausoléu Dr. Blumenau ficarão abertos das 10h às 13h. Já no domingo (27) os espaços estarão fechados ao público.

Outros serviços

Serão avaliados ao longo do dia, de acordo com as demandas apresentadas e a necessidade de uso de veículos.

Redação
Redação
Acompanhe nosso trabalho diariamente.
+ notícias

Últimas notícias

- publicidade -

Mais lidas