A construção da nova ponte na Rua Paraíba chegou na fase final com as últimas etapas de trabalho previstas segundo comunicado da Prefeitura de Blumenau de hoje (25). A intenção é realizar a conclusão da obra no mês de dezembro.
Ocorrem agora as fases de lançamento de vigas e das pré-lajes, além da implantação de cabeceiras e do encaixe da estrutura a outra ponte já instalada. A Secretaria de Obras deixará o acesso interditado por 30 dias, a partir da segunda-feira (28).
Conforme a análise do secretário de obras Dirk Reiter, o município para cumprir o prazo de entrega ainda neste ano, será necessário bloquear o acesso. “Todos estes serviços que ainda restam fazer são etapas complexas, que requerem de guindastes, caminhões e máquinas, então para resguardar a segurança, mas também para ganhar em produtividade, teremos de deixar o trecho sem circulação”, considera.
O acesso para pedestres será preservado, porém necessitará de atenção. Os moradores da Rua Paraíba não ficarão sem acesso, pois estes terão alternativa de entrada e saída. Moradores que residem antes da ponte, estes poderão entrar e sair em direção a Rua 7 de Setembro.
Já, os moradores residentes após a ponte, estes, poderão retonar para suas moradias por meio da Rua Dr. Sapelt e saindo normalmente pela Rua Paraíba em direção a Rua São Paulo. Reiterando que, durante este período de 30 dias, não haverá liberação do acesso pela ponte nem durante a noite.
Após concluir todas estas etapas previstas para o período de 30 dias, restará para concluir a obra, os acabamentos finais, como última camada asfáltica, implantação de guarda-corpos e sinalização de trânsito. A nova ponte, além de ser mais larga, também ganhou altura, melhorando assim a condição da vazão da água para períodos de cheias.
O investimento da Obra é de R$ 5,5 milhões, com recursos da Prefeitura de Blumenau viabilizado por meio de convênio com o Governo do Estado de Santa Catarina.