terça-feira, 29 de novembro de 2022
20.5 C
Blumenau

Prefeitura oferece próteses dentárias gratuitas à população

A Prefeitura de Blumenau está oferecendo próteses dentárias gratuitas à população. Com o objetivo de melhorar e recuperar a estética e a funcionalidade do sorriso dos blumenauenses, os pacientes recebem, desde março deste ano, o atendimento de um dentista protesista, vinculado à Secretaria de Saúde.

Entre os meses de janeiro a abril, 121 pessoas já foram beneficiadas com próteses. Para ter acesso ao serviço, é necessário possuir renda familiar de no máximo um salário mínimo por mês e morar no município de Blumenau por pelo menos dois anos.

Segundo o gerente de Saúde Bucal, Vítor Hugo Lenzi Cristelli, os requisitos existem para organizar o acesso dos usuários às próteses. “Todos que precisam serão atendidos, mas é importante priorizar o atendimento aos usuários menos favorecidos”, comenta.

Dentista
Prefeitura oferece próteses dentárias gratuitas

O procedimento, segundo o gerente, é feito por meio de encaminhamento do cidadão pelas unidades de saúde do bairro ao especialista, que irá avaliar se há ou não necessidade do paciente utilizar a prótese. Se for necessário, o cirurgião-dentista encaminha o usuário para a assistente social, que fará uma avaliação da situação sócio-econômica dele. Ainda, se ele se encaixar nos requisitos que são solicitados, será encaminhado ao serviço especializado, explica Cristelli.

Além de melhorar esteticamente o sorriso do cidadão, a prótese restabelece a mastigação e melhora a digestão dos alimentos. Além disso, ajuda na fonética e diminui as dores musculares e de cabeça dos pacientes que sofreram com alteração da dimensão vertical de oclusão.

“Um sorriso mais bonito está diretamente associado à recuperação da autoestima das pessoas e ajuda a ressocializá-las no convívio social”, comenta o gerente.

Em Blumenau, além do serviço de protesista ofertado no Centro de Saúde do Idoso, o atendimento odontológico básico é feito em 50 unidades de saúde. A Secretaria de Saúde conta, ainda, com dois Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), um no Ambulatório Geral Velha e outro na Policlínica. Neles são realizados os atendimentos mais complexos, como cirurgias e tratamento de canal, por exemplo. Para ser atendido nos CEOs, o paciente também precisa ser encaminhado pelo dentista de uma das 50 unidades de saúde que contam com profissionais de odontologia.

Franciele Back

Redação
Redação
Acompanhe nosso trabalho diariamente.
+ notícias

Últimas notícias

- publicidade -

Mais lidas