Prefeitura investe R$ 57 milhões na macrodrenagem dos ribeirões

1c8bf55c41b2de426840a2b18dee54fd

As macrodrenagens são obras que nem todo mundo vê, mas que têm papel estratégico contra as cheias na cidade. A Prefeitura de Blumenau vem realizando este trabalho ao longo de 27 quilômetros das principais bacias hidrográficas do município. Estão sendo investidos mais de R$ 57 milhões, através de recursos viabilizados por meio de convênios e financiamentos da Administração Municipal junto ao Governo Federal.

As obras facilitam o escoamento das águas, amenizando os danos provocados por enxurradas e até mesmo enchentes. Entre os serviços promovidos, acontece a contenção de margens com técnicas de enrocamento, além de limpeza, abertura da calha, recuperação e desassoreamento dos ribeirões. Construções como pontes e galerias, também são contempladas.

No Ribeirão Garcia, Ribeirão Itoupava e Ribeirão da Velha os trabalhos nas margens já foram concluídos, beneficiando diretamente mais de 130 mil blumenauenses. Atualmente, seguem em andamento obras no Ribeirão Fortaleza, atendendo a mais de 52 mil moradores dos bairros Fidélis, Tribess, Fortaleza, Fortaleza Alta, Itoupava Norte e Nova Esperança.

Macrodrenagem do Ribeirão Fortaleza

As obras de macrodrenagem estão 66% concluídas, com previsão de término para o segundo semestre de 2016. No momento, trabalhos de enrocamento das margens acontecem simultaneamente na rua Fritz Spernau, rua Francisco Vahldieck, rua Julio Kleine, rua Paula Rottenberg e nas proximidades da Associação de Moradores São Bernardo.

A galeria de transposição do córrego 7 de maio, cuja construção ocorre a oito metros de profundidade na rua Fritz Spernau, também está integrada ao conjunto de ações. A estrutura metálica, que terá 158 metros de extensão e 2,30 metros de diâmetro, está 40% executada. Através dela, as águas do córrego passarão a desembocar no Ribeirão Fortaleza, evitando alagamentos na região da rua São Bernardo, no bairro Itoupava Norte.

Denisse Lopes

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome