Prefeitura de Blumenau investe R$ 592 mil em ônibus para educação de trânsito

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Seterb) da Prefeitura de Blumenau investiu R$ 592 mil na aquisição de um ônibus oferecerá ações voltadas para educação no trânsito. Ele será utilizado pela Escola Pública de Trânsito (EPT) e também servirá como base administrativa, com atendimento móvel da secretaria.

O ônibus-cinema foi apresentado na manhã desta terça-feira na Prefeitura. Ele oferecerá as ações da escola de trânsito a partir do início do ano letivo, programado para 6 de fevereiro. A compra ocorreu com recursos oriundos das multas de trânsito.

O veículo é equipado com 14 poltronas, sendo uma adaptada e rampa traseira para acesso de cadeiras de rodas e dois lugares para cadeirantes. O carro também conta com sete monitores e um sistema de multimídia HDMI com projetor e sistema de som para exibição de vídeos e apresentação de slides. Além disso, está equipado com conectores USB e tomadas de 220v, alimentadas por um gerador, além de um rádio comunicador, 15 câmeras de monitoramento, internas e externas, giroflex e sirene.

Ônibus foi adquirido com recursos das multas de trânsito - Michele Lamin
Ônibus foi adquirido com recursos das multas de trânsito – Michele Lamin

O ônibus ainda possui dois guichês para atendimento ao público. Além das ações educacionais, o veículo servirá como base móvel administrativa e oferecerá diversos serviços, focando na descentralização das demandas. Com a unidade móvel da secretaria, a população poderá ter a disposição serviços como credenciais de vagas especiais, análise de recursos de multas e boletim de ocorrência, por exemplo.

Segundo o Seterb, o veículo servirá como uma importante ferramenta para se aproximar da população. As primeiras escolas a receber o ônibus serão as unidades que contam com os semáforos escolares que foram instalados no decorrer do mês de janeiro.

“Queremos conscientizar a população, principalmente os alunos sobre a importância destes equipamentos e a segurança que a utilização deles trará”, afirma o coordenador da Escola Pública de Trânsito, Marco Rabello.

Ciclo-Escola

Na ocasião também foi apresentado o programa Ciclo-Escola, que consiste em atividades educativas realizadas nas unidades escolares com alunos que utilizam bicicletas como forma de transporte no trajeto casa/escola e escola/casa. As atividades buscam educar as crianças sobre a forma de utilizar a bicicleta no trânsito, mostrando o comportamento defensivo ideal.

Em levantamento prévio, a Seterb identificou 590 alunos que utilizam a bicicleta como meio de transporte e que, durante a programação educativa, receberão capacetes para utilizar no descolamento diário.

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome