Prefeitura de Blumenau afirma que não aplicou doses vencidas da AstraZeneca

Prefeitura de Blumenau - foto de Michele Lamin
Prefeitura de Blumenau – foto de Michele Lamin

Reportagens indicaram na última semana que pelo menos 26 mil doses vencidas da vacina AstraZeneca foram aplicadas no Brasil segundo dados do Ministério da Saúde. A Prefeitura de Blumenau esclareceu que não faz parte do grupo.

De acordo com a Folha de São Paulo, até o dia 19 de junho, os imunizantes com o prazo de validade expirado haviam sido utilizados em 1.532 municípios brasileiros. Milhares de doses também distribuídas dentro do prazo de validade já expirado.

Por meio de nota, a Prefeitura de Blumenau informou que desde o início do processo de vacinação, até o presente momento, não há registro na cidade de recebimento de doses de vacina que estejam fora do prazo de validade.

As únicas duas doses que constam na relação do Ministério da Saúde como aplicadas após o vencimento estavam dentro do prazo de validade, sendo constatado que o lapso ocorrido foi a digitação da data da aplicação. Ambas as vacinas faziam parte da primeira remessa de imunizantes da marca recebida no município.

As 2.490 doses do mesmo fabricante, contidas no referido lote, foram aplicadas dentro do prazo de validade, as correções necessárias foram efetuadas e inclusive já não constam mais no site do qual as informações da veiculação foram extraídas.

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome