O comércio de Blumenau vai abrir no sábado, Dia dos Pais, e poderá ampliar o horário de funcionamento a partir desta sexta-feira. As mudanças fazem parte da flexibilização das restrições para evitar o contágio de Covid-19 anunciada hoje (5) pela Prefeitura.
De acordo com o prefeito Mário Hildebrandt as medidas foram tomadas “graças a evolução positiva da situação do Coronavírus no município, com base em indicadores e evolução das três últimas semanas”, conforme o gráfico apresentado abaixo.
Entre as alterações está a ampliação do horário de funcionamento do comércio. Os shopping centers, galerias e centros comerciais passam a atender das 9h às 18h. Porém neste sábado, dia 8, véspera do dia dos pais, o comércio em geral poderá atender das 9h às 18h e os shopping centers das 10h às 19h.
Os restaurantes, lanchonetes, food parks, bares, tabacarias, adegas e similares também passam a atender das 9h às 18h. Neste final de semana, dia 8 e 9, de forma excepcional, os restaurantes poderão realizar atendimento no local, respeitando o horário de funcionamento: no sábado das 9h às 18h e no domingo das 10h às 16h.
Já o atendimento em salões de beleza, cabeleireiros e barbearias fica permitido, sem restrição de horário. Entretanto, estes estabelecimentos deverão trabalhar por agendamento e com capacidade reduzida.
Atividades essenciais como supermercados, farmácias e postos de gasolina (sem consumo no local) podem atender após às 18h e os serviços privados essenciais de alimentação seguem com compra sem consumo no local, apenas com retiradas no balcão, drive-thru e delivery.
As academias terão adequação dos horários de funcionamento, também a partir desta quinta, visando a distribuição dos atendimentos. Estes estabelecimentos poderão funcionar, nos dias de semana, em dois intervalos de horários; das 06h às 10h e das 17h às 22h.
Além das medidas vigentes, os cultos e missas também serão liberadas nas quartas-feiras para todos os credos.
Todas as medidas restritivas valem até o dia 17 de agosto, sendo que a suspensão do transporte coletivo também foi prorrogada até esta data. Novas medidas podem ser definidas, para além do decreto, com base na situação diária do combate ao Coronavírus.