- publicidade -Clique e garanta seu ingresso para a Oktoberfest 2022
Início Geral Prefeito de Blumenau foi primeiro morador a ser recenseado pelo IBGE

Prefeito de Blumenau foi primeiro morador a ser recenseado pelo IBGE

Com o início do recenseamento pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta segunda-feira (1º), o prefeito de Blumenau Mário Hildebrandt foi o primeiro morador recenseado. Cerca de 120 mil domicílios serão visitados no município.

O ato simbólico foi acompanhado pela vice-prefeita Maria Regina Soar como início do Censo Demográfico 2022 no município. Serão 89 milhões de endereços visitados nos 5.568 municípios do Brasil por meio de 183 mil recenseadores.

Cerca de 200 recenseadores identificados por uniforme azul marinho e boné, crachá e um QR Code de verificação da identidade atuarão em Blumenau. “O censo ocorre a cada dez anos, mas sofreu um atraso em função da pandemia. Os dados que temos disponíveis hoje são de 12 anos atrás, agora precisamos atualizá-los. Por isso é importante que a população receba os recenseadores do IBGE e forneça as informações corretamente, pois é com base nesses dados demográficos que tomamos nossas decisões e elaboramos as políticas públicas que beneficiam a todos”, destacou o prefeito Mário Hildebrandt.

Prefeito de Blumenau durante recenseamento

Esta será a segunda vez que o censo será totalmente digitalizado e por isso os recenseadores utilizarão um aparelho específico para o preenchimento das respostas, semelhante a um celular. O equipamento permitirá também a captação das coordenadas geográficas dos domicílios, operação inédita executada pelo IBGE.

Questionários

Conforme explicou o coordenador do recenseamento em Blumenau, Lion Giesel de Souza, haverá dois tipos de questionário: o básico, com 26 questões, que será respondido pela maioria da população, e o de amostragem, com 77 questões e que será aplicado a 11% dos domicílios do país e também será feito aqui em Blumenau.

O fornecimento de informações ao IBGE para fins estatísticos é obrigatório em todo o território nacional, de acordo com a Lei do Sigilo Estatístico (L5534/68). Cada recenseador está responsável por uma área da cidade e deve visitar todas as residências.

Caso os moradores não estejam, ele pode fazer até quatro tentativas inclusive à noite e aos finais de semana. Se ainda assim não encontrar os moradores, o recenseador deixará um recado por escrito na caixa de correio, com um número de telefone para contato. Nesses casos, o questionário poderá ser respondido por telefone, ou um novo horário de visita poderá ser agendado.

Preenchimento pela internet

O IBGE vai disponibilizar também o preenchimento do questionário pela internet. Ainda assim, para ter acesso, os moradores precisarão receber a visita de um recenseador, que irá cadastrar seu e-mail e seu celular (para recebimento de SMS) no sistema. Para o e-mail e o celular será enviado um token (eTicket), que deverá ser usado para acessar o questionário do Censo. O preenchimento é totalmente on-line, não sendo necessário baixar nenhum aplicativo ou documento, e deverá ser feito em até sete dias.

Em Blumenau, o IBGE dispõe de um posto de coleta no Shopping H, localizado na Rua 15 de Novembro, no Centro e outros seis distribuídos nos bairros Garcia, Velha, Centro, Fortaleza, Itoupava Central, Salto do Norte e Escola Agrícola.

Quem precisar esclarecer dúvidas, também poderá entrar em contato com a Central de Apoio ao Censo pelo número 0800 721 8181.

Sair da versão mobile