Ponte da rua Ruy Barbosa é demolida para construção de nova estrutura

Em concreto, nova ponte garantirá passeio para pedestres e oito metros de pista para veículos
Em concreto, nova ponte garantirá passeio para pedestres e oito metros de pista para veículos

Os trabalhos de demolição da ponte da rua Ruy Barbosa, popularmente conhecida como Ponte Preta, no bairro Progresso, estão quase concluídos. A antiga estrutura deverá ser completamente retirada até sábado (15). Na próxima semana, será dado início aos serviços de escavação das bases, no preparo do solo e da rocha onde serão implantadas as fundações da nova ponte.

A obra, em concreto armado, representa um investimento de aproximadamente R$ 915 mil, com recursos do Ministério da Integração e contrapartida da Prefeitura de Blumenau. O prazo previsto para conclusão dos trabalhos é de sete meses.

Em substituição à antiga “Ponte Preta”, a nova estrutura visa dar maior vazão ao Ribeirão Garcia e mais segurança ao tráfego intenso de veículos na região. Com 27 metros de extensão e 12,30 metros de largura, a obra garantirá dois metros de passeio para pedestres em cada uma das laterais, além de oito metros de pista para veículos.

Com o início das execuções no local, a comunidade deve ficar atenta às alterações no trânsito, pois o acesso pela via está interrompido com tapumes. Cavaletes, cones e iluminação especial noturna auxiliam a sinalizar as mudanças no trecho.

O trajeto alternativo indicado aos motoristas se dá através da rua Julio Heiden. Já pedestres e ciclistas podem utilizar como acesso temporário uma nova ponte pênsil, instalada a pedido dos moradores, ligando a rua Progresso à rua Jornalista Israel Correa.

Denisse Lopes

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome