Petrobras reduz preços do diesel e da gasolina nas refinarias

A Petrobras reduziu em 5% o preço do diesel comum e em 4% o preço da gasolina nas refinarias. Os novos valores, anunciados ontem pela estatal e passaram a valer já neste sábado (29). O repasse depende das transportadoras e postos de combustíveis.

A redução foi decidida em um cenário de desvalorização do petróleo no mercado mundial. Os contratos do petróleo Brent para abril estavam cotados a US$ 50,52 no mercado ontem. Esse valor representa queda de 13,64% em uma semana. Ele é a referência no cálculo do valor de cerca de dois terços do petróleo.

A desvalorização é influenciada pelo avanço dos casos de coronavírus pelo mundo, o que gera no mercado o receio de uma eventual desaceleração da economia mundial e, consequentemente, de uma menor demanda por combustíveis.

O repasse das reduções depende dos postos de combustíveis, que são independentes para definir sua política de preço. Ainda assim, existe um período entre a compra dos combustíveis nas refinarias até a chegada nas bombas. A última alteração foi um reajuste de 3% no valor da gasolina em 20 de fevereiro.

Abastecimento de combustível - foto de Marcello Casal jr/Agência Brasil
Abastecimento de combustível – foto de Marcello Casal jr/Agência Brasil

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome