Petista André Vargas é exemplo para o Brasil

José Genoino (Ivan Pacheco) e André Vargas (Sérgio Lima/Folhapress)

Durante uma visita do ministro Joaquim Barbosa à casa legislativa em fevereiro, o então vice-presidente da Câmara dos Deputados, André Vargas (PT) reproduziu um gesto feito pelo ex-deputado federal José Genoino (PT) durante sua prisão pelo envolvimento no Mensalão. “O que o Barbosa faz é uma nítida perseguição ao PT. É a antipolítica” destacou Vargas ao blog Poder Online.

Barbosa ficou conhecido nacionalmente por sua rigidez ao julgar a ação penal 470, o Mensalão. A provocação de Vargas faz sentido: Genoino, ex-presidente e fundador do Partido dos Trabalhadores, estava entre as 25 pessoas condenadas. Outras figuras de seu partido também foram condenadas: José Dirceu, ex-ministro da Casa Civil durante o governo Lula e Delúbio Soares, ex-tesoureiro do partido.

Apesar de condenados pela mais alta corte do país em um longo julgamento, os militantes não acreditam na fidelidade do resultado.”Genoino já dizia que não ia se calar. Para muita gente isso foi simbólico. É não aceitar ser tratado como bandido” disparou Vargas. “A história do mensalão vai ser recontada neste País, e seu eu puder ajudar, será recontada” disse o ex-presidente Lula em entrevista a blogueiros.

Exemplo para o Brasil

Poucos dias depois de ironizar o sistema judiciário na mesa da casa legislativa, cai na mídia a informação que o Vargas mantém uma amizade colorida com o doleiro Alberto Youssef, preso recentemente pela Polícia Federal por articular um esquema que lavou mais de R$ 10 bilhões. O caso é um exemplo nacional de que ponto a impunidade chegou. 

Segundo informações da Folha de São Paulo, ao emprestar um jatinho para o deputado, o doleiro enviou a mensagem “Tudo certo para amanhã […] boa viagem se (sic) boas férias”. O petista já renunciou ao cargo de vice-presidente da Câmara e um processo de cassação foi aberto por quebra de decoro parlamentar. A cassação a partir de agora pode ser apenas questão de tempo.

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome