Parque São Francisco de Assis recebe 5 mil visitantes após ser reaberto

Parque São Francisco de Assis (Eraldo Schnaider)
Parque São Francisco de Assis (Eraldo Schnaider)

Neste ano, a Prefeitura de Blumenau contemplou a comunidade com a reabertura de uma das maiores áreas de lazer do município, o Parque Natural Municipal São Francisco de Assis. Administrado pela Fundação Municipal do Meio Ambiente (Faema), o parque rico em flora e fauna reabriu as portas em março e vem atraindo pessoas de todas as idades. Em apenas nove meses, cerca de 5,1 mil visitantes prestigiaram os atrativos naturais do local.

Conforme explica o presidente da Faema, Jean Carlos Naumann, a reabertura do local atendeu as reivindicações da comunidade. Interditada desde a tragédia climática de 2008, a área passou por obras de revitalização e aperfeiçoamento, como fixação de placas informativas, instalações elétricas e desobstrução de trilhas. Com tudo em ordem, o parque passou a receber eventos e integrou o calendário de comemorações alusivas aos 164 da cidade, celebrado em setembro.

Mensalmente, a área de lazer recebe a visita de turistas brasileiros, estrangeiros e grupos de estudantes. Visando promover a educação ambiental, a Faema disponibiliza profissionais capacitados para acompanhar os alunos nos passeios ecológicos. “Além de ser um local que possibilita o contato direto com a natureza, o parque concede a oportunidade para alunos elaborarem pesquisas científicas”, destaca Naumann.

Parque São Francisco de Assis

Utilizado para desenvolver a educação ambiental, o parque está situado no final da rua Ingo Hering, no Centro. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. Nos sábados, domingos e feriados o horário de atendimento é das 10h às 16h. Menores de 16 anos só entram acompanhados pelos responsáveis. A entrada é gratuita. Informações pelo telefone (47) 3340-2429.

Em virtude das férias coletivas da Prefeitura de Blumenau, o Parque Natural Municipal São Francisco de Assis estará fechado entre os dias 20 de dezembro e 5 de janeiro de 2015. Durante este período, a Faema realizará a manutenção das trilhas, visando oferecer mais conforto aos visitantes da área natural.

Um comentário

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome