Um curto-circuito no sistema de elétrico do local de armazenamento de vacinas de Blumenau nesta quinta-feira (30) pode ter comprometido 48 mil doses de imunizantes contra a Covid-19 e 25,7 mil vacinas e soros para outras patologias.
De acordo com levantamento preliminar, o curto-circuito em um dos disjuntores do sistema de elétrico do prédio apresentou falha na madrugada, causando queda de energia. Um gerador deveria ter entrado em funcionamento, o que não ocorreu.
Com o problema, cerca de 48 mil doses de imunizantes contra a Covid-19, além de cerca de 25,7 mil vacinas e soros para outras patologias, dentre elas febre amarela e tríplice viral, serão avaliadas para detectar se houve comprometimento na eficácia.
A Secretaria Municipal de Promoção da Saúde e da Comissão Municipal de Imunização informaram que está analisando as causas e impactos da falha elétrica. Uma análise do estoque afetado foi solicitada a Secretaria de Estado de Saúde.
O secretário Municipal de Promoção da Saúde, Winnetou Krambeck, e a coordenadora da Comissão Municipal de Imunização e vice-prefeita, Maria Regina Soar, determinaram a elaboração de laudo técnico para apurar com exatidão o que ocasionou a falha.
Entre os fatos informados pelo município está também o pedido de Processo Administrativo Disciplinar (PAD) contra o servidor que cumpria o sobreaviso e deveria providenciar o reparo por conta própria ou solicita auxílio de equipes externas.