Pane elétrica pode ter afetado 48 mil imunizantes contra a Covid-19 em Blumenau

Um curto-circuito no sistema de elétrico do local de armazenamento de vacinas de Blumenau nesta quinta-feira (30) pode ter comprometido 48 mil doses de imunizantes contra a Covid-19 e 25,7 mil vacinas e soros para outras patologias.

De acordo com levantamento preliminar, o curto-circuito em um dos disjuntores do sistema de elétrico do prédio apresentou falha na madrugada, causando queda de energia. Um gerador deveria ter entrado em funcionamento, o que não ocorreu.

Com o problema, cerca de 48 mil doses de imunizantes contra a Covid-19, além de cerca de 25,7 mil vacinas e soros para outras patologias, dentre elas febre amarela e tríplice viral, serão avaliadas para detectar se houve comprometimento na eficácia.

Doses da vacina Coronavac - foto Michel Corvello
Doses da vacina Coronavac – foto Michel Corvello

A Secretaria Municipal de Promoção da Saúde e da Comissão Municipal de Imunização informaram que está analisando as causas e impactos da falha elétrica. Uma análise do estoque afetado foi solicitada a Secretaria de Estado de Saúde.

O secretário Municipal de Promoção da Saúde, Winnetou Krambeck, e a coordenadora da Comissão Municipal de Imunização e vice-prefeita, Maria Regina Soar, determinaram a elaboração de laudo técnico para apurar com exatidão o que ocasionou a falha.

Entre os fatos informados pelo município está também o pedido de Processo Administrativo Disciplinar (PAD) contra o servidor que cumpria o sobreaviso e deveria providenciar o reparo por conta própria ou solicita auxílio de equipes externas.

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome