Orquestra de Câmara de Indaial completa 11 anos

A beleza e elegância da música clássica se fizeram presentes na Fundação Indaialense de Cultura na terça-feira, 12. A Orquestra de Câmara de Indaial, em parceria com o Coral da FIC, realizou uma apresentação fantástica com uma parceria extremamente fenomenal.

As sinfonias apresentadas pela Orquestra foram de uma harmonia fantástica, dentre as quais destacam-se: Pavane para violão e Orquestra (com o solista Marcio Kun), Minuetto da Sinfonia 5 de Schubert, Hobbit e a Marcha real dos Leões.

Já o Coral da FIC apresentou um belo espetáculo. As vozes dos integrantes admiravam a todos os presentes. As músicas apresentadas pelo Coral foram: Tiro ao Álvaro, Piado de dois Mutuns, Velha Rendeira, Noites do Sul e Prece ao Vento.

E no fim do espetáculo, houve uma apresentação com a Orquestra e o Coral: Suíte Folclórica. Uma apresentação digna, para fechar a noite de comemorações que celebram a cultura da nossa cidade, que cresce a cada dia, com o apoio de todos, principalmente da população, que cada vez mais comparece a eventos deste porte.

Participaram do evento o Prefeito do Município de Indaial, Sérgio Almir dos Santos (PMDB), a primeira-dama Marineusa Tillman dos Santos, além do ex-prefeito Olímpio José Tomio (PT) e sua esposa e atual vereadora Aurora Antunes Coelho (PT).

Orquestra (Foto de Jacskon Torres)
Orquestra (Foto de Jacskon Torres)

Um pouco da história da orquestra

A Orquestra de Câmara de Indaial teve seu Concerto de Abertura em 14 de novembro de 2002. Integrada e administrada pela Fundação Indaialense de Cultura Prefeito Victor Petters, conta com 29 músicos profissionais e amadores, entre 12 e 40 anos.

É um laboratório para músicos que desejam aprofundar conhecimento prático. Alunos que já passaram pela Orquestra de Câmara de Indaial estão sendo aceitos em conceituadas instituições de música espalhadas pelo país, cumprindo assim o seu papel de impulsionar uma nova geração de artistas dentro do seu contexto social.

No repertório encontram-se obras do período Barroco até o século XX e também temas de filmes. Regida pelo Professor e Maestro Paulo Lira. Os músicos da Orquestra de Câmara estão filiados à ACEMUI – Associação Cultural e Musical Indaial e tem o apoio da Prefeitura Municipal de Indaial.

Um pouco da história da Coral da FIC

Fundado originalmente por componentes da Família Rotária de Indaial, era regido pelo Maestro Werner Arnold. Integrou-se às atividades da Fundação Indaialense de Cultura Prefeito Victor Petters, em março de 1994, passando a ser composto por membros de toda a comunidade de Indaial e a partir de então, denominou-se: “Coral da Fundação Indaialense de Cultura”.

De 1994 até 2008 foi regido pelo Maestro Telmo Elias Locatelli. Depois de um período de quatro anos sem atividades o Coral da FIC retoma os ensaios em maio de 2012 com um grupo de 12 cantores selecionados e com vasta experiência na pratica coral e tem na direção artística e regência o Maestro Paulo Lira, que é professor de música e regente da FIC.

O Coral é misto e tem como proposta o elevado nível técnico e artístico de seus integrantes aliado a um repertório eclético, que vai da música sacra e clássica, até a música popular e folclórica, dando ênfase na qualidade de suas interpretações, como também trabalhos em conjunto com os grupos camerísticos da cidade e região.

Nesse curto período de renascimento o Coral da FIC já mostrou seu trabalho em diferentes apresentações no município na qualidade de coro solista do Concerto de Advento de Indaial e apresentações em conjunto com a Orquestra de Câmara de Indaial e com o Grupo de Teatro “Trapos e Farrapos” dos alunos da FIC, alcançando o reconhecimento do público.

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome