sexta-feira, 19 de abril de 2024
13.7 C
Blumenau

Operação Antropoide

Reinhard Tristan Eugen Heydrich (1904-1942) foi diretamente responsável pelo Einsatzgruppen, grupos de extermínio que assassinaram mais de dois milhões de pessoas, incluindo 1,3 milhões de judeus, através de execuções em massa e gaseamentos.

Heydrich foi alvo de um atentado em Praga no dia 27 de Maio de 1942 por uma equipe de soldados checos e eslovacos treinados pelos britânicos, enviados pelo governo checo-eslovaco no exílio para o matar na Operação Antropoide. Heydrich morreu uma semana depois. Em retaliação as vilas de Lídice e Ležáky foram completamente destruídas pelos nazistas. Todos os homens e crianças acima dos 16 anos de idade foram executados e as crianças foram enviadas para campos de concentração.

Heydrich esteve à frente da Conferência de Wannsee em Janeiro de 1942, a qual formalizou os planos para a Solução Final e a Questão Judaica—a deportação e o genocídio de todos os judeus na Europa ocupada pelo regime nazista.

Sérgio Campregher
Sérgio Campregher
Sérgio Campregher é historiador pela Uniasselvi/Fameblu e fala sobre política nacional e internacional e curiosidades. Escreve de Blumenau.
+ notícias

Últimas notícias

- publicidade -

Mais lidas