Uma manifestação política nacional deve afetar diversos serviços públicos na sexta-feira (30). Quem já anunciou uma paralisação parcial é o Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Público de Blumenau (Sindetranscol).
De acordo com o presidente do sindicato, Pradelino Moreira da Silva, os veículos não devem circular das 14h às 16h. Apesar de afetar o serviço, a manifestação desta sexta terá menor efeito que a do dia 28 de abril, onde mais de 100 mil pessoas foram prejudicadas em 24 horas sem ônibus.
Motivos para a greve
A principal pauta da paralisação é protestar contra a reforma trabalhista que, além de flexibilizar as regras de emprego, pode acabar com a obrigatoriedade da contribuição sindical. Algumas centrais sindicais não aderiram ao movimento após o governo de Michel Temer manifestar que pode flexibilizar a proposta. O tema é visto como uma forma de acabar com os sindicatos.
Outro tema em debate são as mudanças nas regras previdenciárias que, entre outras coisas, estipula a idade mínima de 65 anos para aposentadoria. As manifestações também devem ser contra a permanência de Temer na presidência. Na última semana ele foi denunciado por corrupção passiva no caso da JBS.
Esse pessoal dos sindicatos não querem largar a teta e ter que trabalhar de verdade como qualquer cidadão, seria demais pra eles. Especialmente o sindetranscol esse é um câncer na nossa cidade.
Vão trabalhar [editado]
Único prejudicado é o coitado do trabalhador que depende de ônibus [editado].