Ônibus devem circular normalmente no sábado e domingo, diz sindicato

O sindicato da categoria dos funcionários afirmou hoje que não haverá paralisação do transporte coletivo neste sábado e domingo em Blumenau! O movimento será retomado na segunda-feira (17) em algum terminal. Apesar de questionamento, o Sindetranscol não revelou qual será o terminal afetado.

A greve desta sexta-feira afeta as linhas do terminal do bairro Garcia, respeitando decisão determinação da Justiça para atividade de 90% do total de trabalhadores em qualquer dia e horário. A linha Troncal 10 funciona normalmente. O eventual descumprimento da medida podia gerar multa de R$ 100 mil.

As manifestações são fruto de um impasse entre a empresa BluMob e a categoria, representada pelo Sindetranscol. Apesar do reajuste de inflação dos salários e vale-alimentação, os funcionários querem 5% de aumento real e outros benefícios.

“Conforme anunciado previamente, os trabalhadores do transporte coletivo de Blumenau realizaram um protesto contra a paralisação das negociações e a intransigência da empresa no atendimento mínimo das reivindicações por ocasião de nossa data-base […] O Sindetranscol informa que o protesto desta sexta-feira (14) encerra ao final do primeiro turno. Neste sábado e domingo o transporte coletivo funcionará normalmente. Os protestos e mobilizações serão retomados a partir de segunda-feira (17)”, afirmou o sindicato em nota.

Já a BluMob alegou que “sempre adotou postura negocial transparente e responsável, demonstrando que é necessário buscar contrapartidas para que os objetivos e desejos de todos possam ser atendidos. Durante a fase negocial, em diversas oportunidades foi garantida a manutenção de todos os benefícios já conquistados pelos trabalhadores, não sendo verídicas afirmações de supostas perdas”.

Estação do transporte coletivo - foto de Eraldo Schnaider - PMB
Estação do transporte coletivo – foto de Eraldo Schnaider – PMB

Alternativas

O melhor caminho para contornar o problema são as caronas com pessoas de confiança. Você também pode usar os apps de carona como o 99 ou Uber (ao clicar nestes links, receberá desconto para sua primeira viagem).

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome