sábado, 26 de novembro de 2022
20.4 C
Blumenau

Oktoberfest tem redução de 80% em furtos de celulares

Mesmo em recorde de público na edição de retorno em 2022, a Oktoberfest também apresentou a redução das principais ocorrências de crimes. Os números foram apresentados em coletiva nesta sexta-feira (28).

Com público de 634.701, as medidas de segurança apresentaram uma redução de 80% nas ocorrências de furtos de celulares. A Polícia Militar e equipes de segurança interna prenderam três pessoas em flagrante por estes crimes.

“Esta era uma grande preocupação da Comissão de Segurança, pois sabíamos da existência de quadrilhas especializadas nesses furtos, por isso o trabalho teve um foco especial nessas ocorrências. A redução desses índices só demonstra como o planejamento foi bem executado”, aponta o presidente da Comissão de Segurança, Alexandre Matias.

Ainda de acordo com dados da Polícia Militar, com relação aos crimes na Oktoberfest deste ano foi registrada uma queda de 16%, em comparação a última edição em 2019.

Foram usadas mais de 200 câmeras, sendo 40 delas dedicadas ao reconhecimento facial dos visitantes, para auxiliar no combate a criminalidade. Cerca de 250 seguranças privados e 130 policiais militares fizeram parte da equipe de segurança.

A Polícia Civil montou uma delegacia completa durante a Oktoberfest, na entrada 1 da Vila Germânica. No local atuaram equipes de policiais composta por Agentes de Polícia, Escrivães e Delegados, que fizeram registros das ocorrências.

Viatura da Polícia Militar na Vila Germânica, onde ocorre a Oktoberfest de Blumenau - foto de Giovanni Silva
Viatura da Polícia Militar na Vila Germânica, onde ocorre a Oktoberfest de Blumenau – foto de Giovanni Silva

Prisões

Nove pessoas com mandado de prisão em aberto foram presas durante o evento. Estas prisões foram efetuadas com o apoio das câmeras de reconhecimento facial, que posteriormente foram abordados pelas equipes de segurança.

Outras três prisões também foram feitas relacionadas ao evento, mas pelo crime de furto de celular, sendo uma no interior do Parque Vila Germânica, outra em um desfile na Rua 15 de novembro, assim como uma no entorno da festa.

Trânsito

Nos 19 dias de festa 1358 veículos foram abordados e 514 removidos pela Guarda de Trânsito. Além disso, 457 pessoas fizeram os testes de alcoolemia e 15 motoristas foram flagrados não habilitados ou com a carteira de motorista vencida.

Serviços ambulatoriais

A empresa de saúde Anjos da Vida responsável pelos serviços ambulatoriais da festa registrou 1.119 atendimentos na Vila Germânica, como mal estar, suspeitas de luxações e fraturas, escoriações, reações alérgicas, suspeitas de infarto e AVC, ingestão excessiva de bebida alcoólica, aumento de diabetes, hipertensão, etc, tontura, vômito, entre outras ocorrências. Ao todo, 15 pacientes foram conduzidos para o hospital e 6 atendimentos foram feitos durante o desfile.

Redação
Redação
Acompanhe nosso trabalho diariamente.
+ notícias

Últimas notícias

- publicidade -

Mais lidas