Em uma coletiva de imprensa na manhã desta segunda-feira (23) o prefeito Mário Hildebrandt anunciou o cancelamento da Oktoberfest de Blumenau pelo segundo ano consecutivo devido a pandemia de coronavírus.
O chefe do Executivo afirmou que a decisão é pela recomendação de profissionais da saúde, projeções da evolução da doença e o surgimento da variante Delta no Estado. A festa é a principal no calendário municipal gera 6 mil empregos.
“Que em 2022 possamos ver novamente a alegria estampada no rosto dos blumenauenses e de todos que amam a maior festa alemã das Américas. Em 2021, a nossa Vila Germânica seguirá sendo palco de vacinação e cuidados com a pandemia, que ainda não acabou”, afirmou o prefeito Hildrebrandt.
O parecer foi elaborado ontem (22) pela Comissão de Assessoramento ao Enfrentamento da Covid-19, formada por especialistas em saúde e participa das tomadas de decisão do município desde sua criação em março de 2019.
Segundo o médico infectologista Dr. Ricardo Freitas, não há condições sanitárias para o evento. “Os motivos que nos levam a orientar o poder público a tomar essa decisão é o baixo número de pessoas imunizadas com as duas doses da vacina, que está em menos de 20%. Outro fator é que a região ainda registra um alto índice de ocupação de UTI com média de 80%, ou seja, não temos leitos suficientes para um efeito de contaminação pós-Oktoberfest”, afirma.
O especialista afirmou que seria necessário ter 70% da população vacinada e que é preciso levar em consideração a cobertura vacinal no país e não apenas na cidade, já que um evento como este movimenta várias cidades e setores.
Impactos na economia
Cerca de R$ 240 milhões deixam de circular na economia local com o cancelamento da edição. Ao todo, mais de 60 setores da economia são impactados, além dos mais de 6 mil empregos diretos e indiretos. Artistas também são prejudicados.
“Seguramos até onde podíamos, mas os números da pandemia em nível municipal e nacional ainda não nos trazem segurança para eventos grandiosos como a Oktoberfest Blumenau”, ressaltou o secretário de Turismo Marcelo Greuel.
Apesar da notícia negativa, a edição de 2022 já está marcada de 5 a 23 de outubro.