sábado, 15 de junho de 2024
15.2 C
Blumenau

Ocupação de leitos de UTI em Blumenau está próxima a 100%

A Prefeitura de Blumenau informou ontem (3) que 100% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) dos hospitais que atendem pelo Sistema Único de Saúde no município estão ocupados pelo aumento das cirurgias eletivas.

Segundo comunicado, muitos pacientes que passam pelos procedimentos de alta complexidade, necessitam de vaga na UTI para o pós-operatório. Com esse aumento na ocupação, o município está conseguindo estabilizar a curva de crescimento em relação às solicitações de cirurgias eletivas.

Nos primeiros três meses de 2023, o município já realizou mais de 1,8 mil procedimentos em diferentes segmentos. A melhora em 50% na realização de cirurgias, ainda no segundo semestre de 2022, indica que o município ampliando a oferta nos prestadores de saúde e a medida vem ao encontro da iniciativa do Governo do Estado.

Os casos de Covid-19 representam apenas 3% do total de ocupação, e nenhum caso de Dengue encontra-se internado em UTI. O secretário de promoção da saúde, Marcelo Lanzarin, comenta que novos leitos de UTI estão sendo aguardados.

Hospital Santa Isabel em Blumenau - foto de Filipe Rosenbrock
Hospital Santa Isabel em Blumenau – foto de Filipe Rosenbrock

“Vale ressaltar que, mesmo com 100% da ocupação, se o morador necessitar de unidade de terapia intensiva, a central macrorregional de regulação de leitos, que fica na Gerência Regional de Saúde de Blumenau (Gersa), encontrará um leito disponível para o paciente, seja na nossa cidade ou em município vizinho”, acrescenta.

Situação dos hospitais

O Hospital Santo Antônio informou que a alta na ocupação se dá em virtude das referências em oncologia e ortopedia. O Hospital Santa Isabel afirma que os pacientes internados são das especialidades de clínica médica e cirúrgica, cirurgia vascular e cardiovascular, neurologia, traumas e transplantes.

Já, o Hospital Misericórdia, da Vila Itoupava, informou que vem gradativamente absorvendo e implantando novos serviços, bem como, aumentando a oferta das atividades já existentes. Entre elas, as cirurgias eletivas de média complexidade.

Redação
Redação
Acompanhe nosso trabalho diariamente.
+ notícias

Últimas notícias

- publicidade -

Mais lidas