Obras de ciclovias avançam na região Norte

a565343a31a16a4c30fa7d9dd77cd0c9

Em benefício à mobilidade alternativa do Município, cinco importantes obras avançam na região Norte de Blumenau. Desde o ano passado, a Prefeitura executa a implantação de ciclovias nas ruas Ari Barroso, Frederico Jensen e Jacob Ineichen, na Itoupavazinha, além de passeio compartilhado na Rua Guilherme Scharf, e de ciclofaixa na Rua Gustavo Zimmermann, na Itoupava Central.

As obras, previstas em áreas de grande fluxo de trânsito, deverão ser concluídas neste primeiro semestre de 2016. Ao todo, as cinco benfeitorias contam com investimento de cerca de R$ 4 milhões, recurso assegurado por meio de financiamento entre a Prefeitura e o Ministério das Cidades.

Serão 10 quilômetros de novos trechos dedicados ao tráfego de ciclistas, englobando também melhorias nos passeios de pedestres. As ações fazem parte da primeira etapa do programa federal PAC 2 Mobilidade – Médias Cidades, pacote que prevê a implantação de mais quatro lotes de obras da mesma categoria.

A intenção é viabilizar mais de 40 quilômetros de rotas adequadas aos usuários de bicicleta, expandindo o acesso à mobilidade alternativa por toda a cidade. Atualmente, os demais projetos seguem em elaboração na Secretaria de Planejamento Urbano.

Conheça as diferenças entre as estruturas:

Ciclovia: espaço segregado para fluxo de bicicletas com separação física, isolando os ciclistas dos demais veículos (presença de mureta, meio fio, grade, blocos de concreto ou outro tipo de isolamento fixo).

Ciclofaixa: quando há apenas uma faixa pintada no chão, sem separação física para o fluxo de ciclistas (pode haver “olhos de gato” ou no máximo os tachões na pista).

Passeio compartilhado: trecho segregado ou faixa do passeio onde o tráfego de bicicletas pode ser compartilhado com pedestres.

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome