Obras da Praça Rosenplatz no Centro Histórico são iniciadas

O serviço de terraplanagem do terreno da futura Praça Rosenplatz foi executado no início desta semana, com a remoção dos paralelepípedos dos antigos acessos. O novo espaço cultural do Centro Histórico prevê investimentos de R$ 1.996.598, sendo que o prazo para a conclusão da obra é de oito meses.

A Praça Rosenplatz vai ficar no nível de acesso ao edifício da SMC, sendo que a área central será utilizada como estacionamento em horário comercial, deixando assim o espaço mais livre para concentração de pessoas em caso de apresentações no terraço da edificação. Depois de pronta, a estrutura contará com um café, espaço para a produção e venda de artesanato, dois palcos e arquibancada.

“O valor orçado da obra é de R$ 1.996,598 e o prazo estipulado para finalizar vai até início de agosto”, informa a arquiteta Camila Rodrigues, que atua no projeto junto com a também arquiteta Ana Lúcia Abrão Latrônico.

Praça Rosenplatz
Praça Rosenplatz

A proposta buscou a conexão dos espaços já existentes com a rua e com a área verde do horto botânico que fica nos fundos do Museu da Família Colonial, onde existe o famoso Cemitério dos Gatos. A nova configuração prevê lojas e a harmônica utilização dos níveis do terreno para oferecer aos usuários um palco, mirante e arquibancada.

A edificação destinada ao café também reforça os principais eixos existentes, mantendo a permeabilidade visual e a conexão do pátio interno da SMC com o Cemitério dos Gatos. A edificação terá um terraço também com acesso ao público, reforçando a visual da paisagem.

A praça do anfiteatro aproveita o talude existente do Mausoléu Dr. Blumenau para criar uma arquibancada. Na sua frente, será implantado um palco multiuso. Esta praça também terá vagas de estacionamento que seriam utilizadas somente nos dias úteis.

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome