O latente neonazismo

O resgate do nazismo, a negação do Holocausto, reformulado no movimento neonazista tem seu impulso no revisionismo histórico propagado pelo antissemita Siegfried Ellwanger Castan. A intolerância reafirmada nos textos revisionistas encontra eco nos jovens de 16 a 25 anos. Os jovens procuram grupos neonazistas porque não encontram respostas para questões de ordem familiar, pessoal, social e até mesmo cívica.

Militarmente o nazismo foi derrotado. No revisionismo histórico ele permanece promovendo a intolerância e o antissemitismo. Os descendentes de açorianos, ítalos e teutos brasileiros desta região não esquecem jamais que seus antepassados deixaram de lado o cabo da enxada para pegar no fuzil e juntos a Força Expedicionária Brasileira (FEB) combateram e vencerem os nazifascistas na Itália.

Pichação neonazista em placa de igreja em Pomerode - foto de Lucas Schumacher
Pichação neonazista em placa de igreja em Pomerode – foto de Lucas Schumacher

Aos fatos

Uma suástica, símbolo associado ao nazismo, foi pichada numa placa indicativa da Igreja Anglicana Bom Jesus (foto), em Pomerode, na segunda-feira (18). Outras placas foram também vandalizadas com este e outros símbolos ofensivos.

A cidade esteve no noticiário com a indesejável visita de Nikolai Nerling.

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome