Número de pessoas afetadas pelas chuvas chega a 400 mil

A Secretaria de Estado da Defesa Civil estima que mais de 400 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas no último final de semana. Cerca de 50 mil pessoas ficaram desalojadas e aproximadamente seis mil desabrigadas. Além disso, 28 pessoas apontaram ferimentos e duas morreram. Logo, os números podem aumentar com a chegada de novas informações.

Ao todo, 42 cidades registraram algum tipo de ocorrência relacionada as chuvas e 30 municípios decretaram situação de emergência. Duas cidades oficializaram o o decreto de estado de calamidade pública. Em Blumenau, cerca de 90 ruas foram atingidas pela enchente que chegou a 10,18 metros.

Chuvas causaram estragos em Santa Catarina (Defesa Civil)
Chuvas causaram estragos em Santa Catarina (Defesa Civil)

Chuva à vista

Por conta de uma frente fria que avança pelo Sul do país, entre esta sexta-feira (13) e sábado (14), as chuvas devem novamente marcar presença no Estado de Santa Catarina. O mau tempo pode causar inundações no Planalto Norte, bem como no Vale do Itajaí e Bacia do Rio Canoas. Há riscos de deslizamentos de terra.

Empresários vão ter prorrogação do ICMS

Os estabelecimentos atingidos pelas fortes chuvas no último final de semana terão o pagamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) prorrogados. Para ter direito a prorrogação, o empresário deve comunicar a Secretaria de Estado da Fazenda pela internet através do Sistema de Administração Tributária (SAT) até o dia 10 de julho.

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome