Novembro terá temperaturas baixas e chuva abaixo da média

blumenau chuva tempo clima

Os meteorologistas do AlertaBlu foram os anfitriões do 124º Fórum Climática Catarinense. O encontro ocorre mensalmente desde 2004 e reúne os profissionais de todo o Estado para formular uma previsão de consenso para os três meses seguintes.

E tudo aponta que no mês de novembro, que começa na próxima terça-feira, ainda tenhamos a chegada de massas de ar seco e frio, atípicas para a época do ano e que causam quedas de temperatura.

Segundo os meteorologistas, o próximo trimestre terá influência do fenômeno La Niña, que causa o resfriamento das águas do Oceano Pacífico em sua porção equatorial. Por isso, o fim da primavera promete ter chuva abaixo da média pra o período, se estendendo para os meses de dezembro e janeiro.

Vale ressaltar também que é característico de anos influenciados pelo La Niña a ocorrência de temporais, com rajadas fortes de vento, granizo e elevados volumes de chuva em curtos intervalos de tempo.

Por isso é importante o acompanhamento da previsão diária, que pode ser acompanhada pelo site alertablu.cob.sc.gov.br ou através do aplicativo Alertablu para smartphones, disponível para as plataformas Android e iOS.

Julimar Pivatto

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome