quinta-feira, 29 de setembro de 2022
19.7 C
Blumenau

Novas câmeras em ruas de Blumenau não são para controle de velocidade

Câmeras vão permitir a leitura das placas dos veículos - Michele Lamin
Câmeras vão permitir a leitura das placas dos veículos – Michele Lamin

A Prefeitura de Blumenau está instalando câmeras de Reconhecimento Ótico de Caracteres (OCR) em ruas de entrada e saída da cidade. Serão 66 pontos com equipamentos que possibilitam a identificação veicular automática, inibindo furtos, placas clonadas e veículos circulando irregularmente nas vias do município.

De acordo com a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Seterb), os equipamentos instalados não possuem a função de controle de velocidade, mas sim de mensurar a quantidade de veículos e fluxo no trânsito 24 horas por dia.

“Os dados serão controlados em tempo real e integralmente. Uma tecnologia de primeiro mundo para garantir mais segurança pública e mobilidade para Blumenau”, diz o secretário de Trânsito e Transportes, Éder Boron.

Inicialmente os equipamentos instalados passarão por fase de testes e após a efetivação da Central de Controle Operacional (CCO), unidade gerencial e operacional, responsável pela recepção de imagens e informações 24 horas por dia, ele entrará em funcionamento.

CCO

A central vai contar com câmeras de monitoramento, semáforos inteligentes e softwares e, com os pontos críticos do trânsito já mapeados, será possível avançar na segurança viária e mobilidade, reduzindo a taxa de mortalidade com acidentes. Um investimento de mais de R$ 15 milhões.

Redação
Redação
Acompanhe nosso trabalho diariamente.
+ notícias

Últimas notícias

- publicidade -

Mais lidas