Novas câmeras em ruas de Blumenau não são para controle de velocidade

Câmeras vão permitir a leitura das placas dos veículos - Michele Lamin
Câmeras vão permitir a leitura das placas dos veículos – Michele Lamin

A Prefeitura de Blumenau está instalando câmeras de Reconhecimento Ótico de Caracteres (OCR) em ruas de entrada e saída da cidade. Serão 66 pontos com equipamentos que possibilitam a identificação veicular automática, inibindo furtos, placas clonadas e veículos circulando irregularmente nas vias do município.

De acordo com a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Seterb), os equipamentos instalados não possuem a função de controle de velocidade, mas sim de mensurar a quantidade de veículos e fluxo no trânsito 24 horas por dia.

“Os dados serão controlados em tempo real e integralmente. Uma tecnologia de primeiro mundo para garantir mais segurança pública e mobilidade para Blumenau”, diz o secretário de Trânsito e Transportes, Éder Boron.

Inicialmente os equipamentos instalados passarão por fase de testes e após a efetivação da Central de Controle Operacional (CCO), unidade gerencial e operacional, responsável pela recepção de imagens e informações 24 horas por dia, ele entrará em funcionamento.

CCO

A central vai contar com câmeras de monitoramento, semáforos inteligentes e softwares e, com os pontos críticos do trânsito já mapeados, será possível avançar na segurança viária e mobilidade, reduzindo a taxa de mortalidade com acidentes. Um investimento de mais de R$ 15 milhões.

Um comentário

  1. Acredito que primeiramente deveriam arrumar as vias de rodagem da cidade, pq tem buraco atrás de buraco, até parece estrada de terra, em muitas ruas parece que estamos andando em estrada de terra, acho que tem que fazer investimento em segurança sim, mas as estradas deveriam ter prioridade

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome