Mulher de 79 anos morre por gripe de H1N1 em Blumenau

Vacina contra o vírus influenza - foto de Michele Lamin/PMB
Vacina contra o vírus influenza – foto de Michele Lamin/PMB

Uma mulher de 79 anos morreu vítima da gripe de H1N1 no domingo (28) na UTI do Hospital Santa Isabel, sendo o primeiro óbito pela doença do ano em Blumenau. A paciente, que também sofria com doenças crônicas, era moradora do bairro Garcia e havia se vacinado no ano passado contra a influenza.

O primeiro caso de H1N1 foi registrado em fevereiro em homem com mais de 60 anos que contraiu o vírus nos Estados Unidos, mas ele se recuperou. Outros dois casos suspeitos ainda aguardam resultado dos exames.

Em 2018 o município teve 93 casos notificados suspeitos de Síndrome Respiratória Aguda Grave. Desses, 22 casos foram confirmados para vírus influenza A (H1N1 e H3N2), ocasionando em duas mortes, um adulto e um menor de dois anos.

Dia D para Imunização

Neste sábado (4) será realizado o Dia “D” – de divulgação e mobilização nacional da vacinação, onde todas as unidades de saúde do município – Estratégia Saúde da Família (ESF) e Ambulatórios Gerais, estarão vacinando os públicos-alvos das 8h às 17h. A campanha segue até 31 de maio.

No início da campanha foi dada prioridade para crianças acima de seis meses e menores de seis anos, além de gestantes e puérperas, que são mulheres no período de até 45 dias após o parto. Desde o dia 22, os demais grupos, que incluem pessoas acima de 60 anos; trabalhadores da saúde; professores das escolas públicas e privadas e portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, também podem procurar uma das 47 salas de vacina.

A orientação é de que os idosos levem documento que comprove a idade; professores tenham em mãos folha de pagamento recente; trabalhadores de saúde apresentem carteira de registro profissional ou último holerite. Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais devem apresentar prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina, independente da idade. Pacientes já cadastrados em programas de controle de doenças crônicas devem se dirigir até as unidades de acompanhamento para receber a vacina.

As equipes da Secretaria Municipal de Promoção da Saúde de Blumenau já aplicaram, nesses primeiros 20 dias da Campanha Nacional de Imunização contra a Influenza, 22.459 doses da vacina. A meta do Ministério da Saúde (MS) para Blumenau é imunizar 90% de um total de 111.031 pessoas dos grupos prioritários.

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome